Dicas ABAP

Published on December 17th, 2010 | by Mauricio Cruz

5

EXTRA! EXTRA! Call Transaction Ignora Authority-Checks!

E é com esse clima de notícia bombástica, datena-style, que eu conto pra vocês uma coisa que normalmente não nos atentamos no dia-a-dia corrido de projetos:

O Call Transaction, esse comando mágico, simplesmente ignora a verificação de autorização para o usuário que executar o programa que dispara o call transaction.

Num primeiro momento isso parece simples, mas é muito interessante ver o número de ABAPs que conhecem as “funções para acessar a transação X ou Y”, mas não sabem o porque elas funcionam e te levam para aquela transação X que vai salvar a sua vida (pensou na su01, né? espertinho!).

ABAP "espertinho"

Na verdade, o próprio help da SAP explica. Apertando o famoso F1 no comando CALL TRANSACTION, vamos nos deparar com a seguinte frase:

“At the statement CALL TRANSACTION, the authorization of the current user to execute the called transaction is not checked automatically. If the calling program does not execute a check, the called program must check the authorization. To do this, the called program must call function module AUTHORITY_CHECK_TCODE.”
Link: http://help.sap.com/abapdocu_70/en/ABAPCALL_TRANSACTION.htm

Ou seja, ou você chama antes do CALL TRANSACTION a função AUTHORITY_CHECK_TCODE, ou o comando ignora o check de autorização para a transação nas configurações do usuário.

Agora você entendeu como “aquela” função mágica funciona!…

Apesar que agora ela deixou de ser mágica 🙁

Agora, caso você queira acabar com a brincadeira da galera, você pode forçar o SAP a rodar a autorização para o CALL TRANSACTION no programa Z, mesmo sem chamar a função AUTHORITY_CHECK_TCODE. Bem vindos à transação SE97!

Transação SE97, sua arma contra espertinhos

É fácil configurar, e você pode até escolher qual tipo de mensagem retornar após o check de autorização.

Aí você pode configurar a transação, praticamente dizendo: “Eu vou fazer um CALL TRANSACTION nessa transação, e eu quero que você rode a verificação de autorizações seu SAP folgado! Vai trabalhar!”.

E pronto! Num post só acabei com a magia das funções que dão gato, e ainda expliquei como ser mais esperto que os espertinhos de plantão e não deixar ninguém burlar seu sistema.

Divirtam-se!

Ps.: Comentários com nome das funções não mais tão mágicas serão deletados. Nada de ensinar a burlar sistemas por aqui! 😀

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on Google+Email this to someonePrint this page

Tags: , , ,


About the Author

é pasteleiro há alguns anos e criou o ABAPZombie junto com o Mauro em 2010. Gosta de filosofar sobre fundamentos básicos da programação e assuntos polêmicos. Músicas estranhas, artes marciais e games indies são legais. Zumbis não. Converse comigo no twitter e conheça o meu livro de ABAP!



5 Responses to EXTRA! EXTRA! Call Transaction Ignora Authority-Checks!

  1. ABAP "espertinh says:

    Magoei!

  2. Erik Bormann says:

    ABAPDOCU para o ABAP espertinho!

  3. Basis RJ says:

    Só lembrando que fica rastro, ou seja, fica log na auditoria do SAP. Já peguei vários espertinhos fazendo isso.

    Abraços,

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Back to Top ↑