Dicas ABAP

Published on February 2nd, 2011 | by Mauricio Cruz

0

Desvendando o Gato do ALV – Veja como Funciona!

O meu grande amigo Mauro, sabiamente, mostrou no post de ontem como funciona o “Gato do ALV” com o código de game para mostrar um relatório sobre a consistência de um alv.

Eu fiquei “fuçando” um pouco e descobri como a coisa toda funciona. Vou explicar à grosso modo, para simplificar as coisas:

Quando você segura aqueles botões (SHIFT+ALT+CTRL) e dá o duplo clique, o framework da SAPGUI reage, transformando esse comando maluco em um “sy-ucomm” (aliás, eu acho que o framework faz isso para qualquer ação do usuário).

Com esse sy-ucomm gerado, o SAP direciona o programa para um método da classe CL_GUI_ALV_GRID que se chama CONSISTENCY_CHECK (método PRIVATE)

– Esse método chama a função ALV_CONSISTENCY_CHECK, que mostra aquele log bonitão do post do Mauro, mostrando a consistência do ALV.

Parou parou….

Função?!?

Isso que dizer que eu posso codificar isso no meu relatório? 😮

Sim!

Fiz um ALV utilizando classes para exemplificar. Veja o código abaixo:

Importante: Para o código acima funcionar, você deve criar uma tela de número 9000 e descomentar o módulo do PBO (status_9000 OUTPUT).

Fora a criação da tela, é só dar ctrl+c ctrl+v num program local. Use o /H para ver como funciona!

O que vai acontecer:

Quando você rodar o programa, irá aparecer esse ALV sem status gui nem nada, mas não importa. Agora, você pode dar duplo clique em qualquer lugar do relatório…

… que ele vai mostrar a mesma consistência do post do Mauro. Você pode colocar essa consistência em qualquer lugar: num botão, numa ação por sy-ucomm do status_gui, em outro evento…

Pois é, Gato desvendado!

Você pode usar o post como exemplo para ALV OO também 🙂

Abraços a todos aqueles que destroem o sonho das crianças que acreditam em mágica (evil).

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on Google+Email this to someonePrint this page

Tags: ,


About the Author

é pasteleiro há alguns anos e criou o ABAPZombie junto com o Mauro em 2010. Gosta de filosofar sobre fundamentos básicos da programação e assuntos polêmicos. Músicas estranhas, artes marciais e games indies são legais. Zumbis não. Converse comigo no twitter e conheça o meu livro de ABAP!



Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Back to Top ↑