Dicas PI

Published on February 7th, 2011 | by Mauricio Cruz

8

Nota Fiscal Eletrônica (NFe) – Upgrade sem segredos

Então você é daqueles que vê “aquele” e-mail com a sua nova alocação e pensa: “Ferrou! Não sei nada de NFe, muito menos do upgrade da versão 1.0 para a 2.0… Danou-se!”. Pois é, parece eu uns tempos atrás 🙁

Mas a boa notícia é que tudo que você precisa pode ser encontrado em dois lugares: No site da SAP e pelo Google. Eu passei bastante tempo pesquisando e encontrei bastante coisa bacana para guiar os Consultores na implantação.

Como agora temos o nosso blog, nada mais justo do que compartilhar as informações que eu achei sobre o upgrade para a versão 2.0. Vamos lá!

* Se o seu sistema não utiliza o GRC para conectar-se a SEFAZ, esse post não foi feito pra você. Pretendo criar posts com sugestões para uma implantação desse tipo no futuro 🙂


Manual do Contribuinte

Antes de mais nada, adquira imediatamente uma cópia em .pdf do Manual do Contribuinte neste link. Ele vai ajudá-lo em diversos problemas, pois contém o mapemaento de todos os campos do layout 2.0, além das amarrações que existem no XML (Ex.: A mensagem X irá aparecer se o campo Y não for informado). Extremamente útil e extremamente necessário para qualquer implantação.

Notas SAP

Tudo começa na análise de algumas notas da SAP que contém as informações sobre o upgrade. São elas:

1438295 – Guia Técnico para alterações NFe 2.0

1465726 –  Configurações para GRC no Layout 2.0

Nessa última nota, a 1465726, a SAP disponibiliza um arquivo anexo que contém o passo-a-passo das alterações de devem ser feitas na instância PI do GRC. É muito importante seguir os passos descritos no anexo, para você não apanhar com besteiras nas fases de testes e homologação. Clique aqui para visualizá-lo.

Uma outra nota importante é a nota que mostra o caminho para os links onde é possível visualizar todas as notas dos suporte packages de NFe (SLL-NFe 1.0).

1487119 – Acessando os Support Packages no Portal da SAP

Essa nota explica especificamente para o SP15, mas você pode ver de qualquer um, é só ser um pouquinho esperto 😛

Alterações Parte ABAP

Com a alteração do layout, provavelmente você terá que adicionar algumas consistências na BADI que preenche os dados nos campos da NFe, antes dela ser enviada ao GRC.

BADI: CL_NFE_PRINT

Aí você pode fazer consistências e modificar os valores da NFe que será enviada ao GRC.

Como eu faço para saber que o campo X no SAP é o campo Y no manual do contribuinte?

– Analise as tabelas /XNFE/FLDVALID e /XNFE/NFEVALID no GRC. Essas tabelas fazem parte do validador do GRC, e contém uma espécie de de-para do campo SAP com o campo do Manual do Contribuinte.

– Abra a função J_1B_NF_MAP_TO_XML e dê um FIND (CTRL+F) pelo nome do campo do manual do contribuinte (Ex. B02). Não se esqueça de fazer a busca no modo  “Global no Programa Básico”. A função é bem comentada com relação à numeração dos campos, então fica fácil de achar.

Interpretando Erros do GRC

Impossível não citar dois fóruns que são direcionados somente à discussão da implantação de NFe e SPED no SAP. São eles:

Fórum NFe do SDN: Aqui você pode tirar suas dúvidas com quem conhece MESMO a solução. Pelo que eu entendi, parte dos moderadores dessa sala ajudou a criar a solução de NFe da SAP, portanto os caras manjam muito disso tudo.

Fórum Localização Brasil: um fórum menor e independente que tem bastante informação bacana sobre solução de problemas.

Em ambos, procure pelo código do erro e provavelmente você vai achar diversos tópicos relacionados. Daí é garimpar a solução e ser feliz 😀

Dicas e outras fontes de informação

Utilize o fórum do SDN antes de se matar analisando um problema. Ele é muito completo e tem muita muita informação útil. E se mesmo assim você não encontrar a resposta, é só postar que o pessoal normalmente responde rápido.

Para a galera do PI, impossível implantar com tranquilidade sem o guia com os links dos Webservices e Actions da SEFAZ. Só não vale confundir Produção com Homologação na hora de preencher os Canais de Comunicação heim! hehe.

Aliás, o trabalho que o Henrique Pinto desenvolveu no seu Wiki de NFe é sensacional. Está tudo ali, é só ler 🙂

O mesmo Henrique também fez um guia longo sobre a determinação dinâmica de destinatários de e-mail através de umas RFCs e umas alterações nos objetos importados no PI. Eu achei bem útil, já vi implantado e funciona muito bem!

Ah, e se você estiver pensando em implantar a solução de NFe em seu sistema, sempre tente atualizar o seu sistema com o último Support Package disponível. O SP15, por exemplo, contém diversas falhas que são corrigidas nos SPs 16 e 17. Portanto, para não ter dor-de-cabeça procurando notas, aplique sempre o último SP disponível. A nota 1487119 ali em cima tem o caminho para você analisar os SPs.


Este é um compilado de informações que eu acho úteis para fazer a migração para o layout 2.0 da NFe sem muita crise.

Claro que muitas outras notas, um número gigantesco de posts por aí sobre o assunto… mas este compilado é para guiar aqueles caras que caíram de gaiato no meio de um projeto de upgrade, que nem eu uns tempos atrás 😉

Dúvidas é só postar (ou visite o fórum do SDN. Lá tem tudo, é sério hahaha 😛 )!

Abraços!

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on Google+Email this to someonePrint this page

Tags: , , , , ,


About the Author

é pasteleiro há alguns anos e criou o ABAPZombie junto com o Mauro em 2010. Gosta de filosofar sobre fundamentos básicos da programação e assuntos polêmicos. Músicas estranhas, artes marciais e games indies são legais. Zumbis não. Converse comigo no twitter e conheça o meu livro de ABAP!



8 Responses to Nota Fiscal Eletrônica (NFe) – Upgrade sem segredos

  1. Victor Clemente says:

    Post feito pra mim

    o/
    ||
    /'

  2. Bem, já que fui citado, para que eu nao o processo por direitos autorais de uso de minha imagem (:-P), vou te pedir pra vc gerar uma página no Wiki do SCN com esse guia de migração. 🙂 Nós criamos uma seção em Português no wiki que está sendo finalizada e estará liberada ao público nas proximas semanas, daí vc poderá criar lá uma página com esse guia. Combinado? 😀

  3. Maikel Calgaroto says:

    Excepcional meu amigo….

    You are PHODA!!!!

    😀

    abraçosss

    Maikel

  4. Leonardo says:

    Caramba! Acho que vou fechar o LeoABAP.com.br!!! Nem dá pra criar posts super legais assim! rs Ótimo Cruz, parabéns!
    abs
    Léo

  5. Genilda Rocha says:

    Poderia me ajudar: Onde configuro na aba mensagem da Nota Fiscal Eletronica o texto do IPI, para aparecer em Dados Adcionais na hora da impressão.

    Obrigada.

    Genilda

  6. jorge says:

    “Se o seu sistema não utiliza o GRC para conectar-se a SEFAZ, esse post não foi feito pra você. Pretendo criar posts com sugestões para uma implantação desse tipo no futuro”

    Ola, sobre o tema acima, vc chegou a escrever alguma coisa?

    grato

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Back to Top ↑