Guias

Published on July 1st, 2011 | by Mauricio Cruz

103

Novatos no Mundo SAP – Por onde Começar? (Guia do ABAP Noob)

 

*** Atualização do futuro ( 02/10/2015) ***: Olá, tudo bem? Desde sua publicação este guia já ajudou milhares de pessoas nos primeiros passos em suas carreiras com ABAP. Organizei tudo que aprendi em 9 anos de SAP/ABAP em um livro, que pode ser um ótimo ponto de partida para sua carreira. Dê uma olhada neste link (a capa esta na barra da direita!).  O livro conta com um guia atualizado desse post, com dicas um pouco mais atuais. Mas hey, fique tranquilo: todo o conteúdo do site ABAPZombie continuará 100% gratuito. Abraços, boa sorte e fique com o post + comentários!

———————————

 

Se você não acabou caindo em uma “academia-seletiva” funcional/abap em um empresa na época da faculdade, e hoje trabalha com SAP, é bem provável que um dia você se fez essa pergunta: “Por onde Começar?”.

Muitas pessoas entram no ABAPZombie para estudar, e muitas delas são novatos na área que ainda não tem uma posição no mercado. Resolvi então criar um post para ajudar os aspirantes a destruidores de sistema programadores ABAP a responder essa pergunta “maledeta”.

se você já é da área, aproveite os comentários e deixe a sua dica para a galera mais nova. Lembre-se que você já foi um SAP ABAP Noob algum dia, e provavelmente teve ajuda de muita gente para chegar onde chegou! 😀

O tópico está divido em partes, leia todas com atenção e boa sorte!


Academias Seletivas

Eu acabei de inventar esse nome “academia seletiva” 😛  Esse é o modo que considero mais “fácil” para entrar no mundo SAP e eu acabei caindo nesse mundo maluco dos ERPs por ele.

Funciona assim: a empresa usa a academia de ensino da linguagem (ou módulo funcional, whatever) como parte do seu processo seletivo. Você tem a chance de aprender a trabalhar com ABAP “de grátis”, mas a empresa reserva o direito de não te contratar, caso você não corresponda às expectativas. Essas vagas normalmente são abertas para estágio, e o alvo principal são estudantes que estão cursando a faculdade e são recém formados. Existem casos dessa modalidade ter tido como alvo pessoas que estão migrando de outras áreas, mas são casos bem menos frequentes.

Geralmente empresas consideradas “grandes” no mundo SAP tem essa postura, como a empresa por onde eu comecei, quando ainda estava na faculdade.

Cursos ABAP para Novatos (Carinhosamente aqui chamados de ABAP Noobs)

Várias empresas ministram cursos pagos de ABAP (e de várias outras áreas de SAP) em diversas cidades do Brasil. Você pode fazer o curso na própria SAP, fazer numa escola autorizada que utiliza o material da SAP, ou fazer em uma escola que ministra o curso utilizando material próprio.

Posso até ser criticado, mas sou relista quando digo que fazer um desses cursos de ABAP não vai garantir que você consiga uma posição no mercado a curto prazo. Muita gente acha que é fácil conseguir emprego no mundo SAP por conta da quantidade enorme de vagas não preenchidas… mas você já se perguntou quantas dessas vagas são para consultores júniors? É claro que o curso é um ponto de partida, mas você precisa ser realista quando avaliar as opções. Não dá para achar que você fazer o curso, e dali 2 dias estará empregado. Só se você tiver muita sorte, ou um QI de alto nível 😀

Não estou dizendo que é “impossível” virar programador ABAP, longe disso. Mas é importante você saber que não vai ser “tão fácil” como seu amigo que já está na área diz, e que você vai ter sim que se dedicar para conseguir seu trabalho.

Cabe indicar aqui um ótimo blog parceiro do ABAPZombie, e um dos blogs mais antigos do Brasil de ABAP, o ABAP101. O Furlan é um instrutor certificado pela SAP que ministra cursos de ABAP para iniciantes há bastante tempo, e lida diariamente com questões relativas à pessoas novas que estão fazendo o curso e querem um posição no mercado. Se você ainda está pensando se vai fazer o curso, vale muito a pena ler os posts dedicados à iniciantes antes de fazer sua decisão final, e se você já fez, vale ler pela quantidade de dicas e materias importantes que, com certeza, podem te ajudar.

E lembre-se, o curso é só o primeiro passo. Tenha em mente que você vai sim ter que “ralar” muito para  ter um nível técnico bom e conquistar sua posição no mercado.

Listas de Vagas com Discussões Esporádicas

Acho que boa parte das vagas do mundo SAP do Brasil são anunciadas por listas de e-mail, que inicialmente nasceram como listas de discussão, mas acabaram virando listas de vagas. Vez ou outra você vai encontrar algumas discussões sobre coisas técnicas, mas eu aposto que você vai receber MUITO MAIS e-mails com vagas (não que isso seja ruim, pelo contrário!). São tantos e-mails que eu acho válido você criar um e-mail separado para assinar essas listas, mas aí vai de cada um…

Listas que eu sigo para vagas ABAP (se você souber outra legal, poste nos comentários!):

[email protected]
[email protected]

(se você não sabe como entrar num grupo de e-mail, pesquise 😛 )

Lembrando que MUITA GENTE do mundo SAP ABAP do Brasil segue essas listas, e você pode fazer perguntas e etc, pois a galera sempre responde.

Porém, preciso ressaltar uma coisa que vejo toda semana: se você for mandar seu CV para alguma vaga, CUIDADO PARA NÃO RESPONDER PARA O GRUPO TODO. Veja no e-mail da vaga para qual endereço de e-mail você tem que mandar se CV. Obrigado 🙂

Taxa Hora e a Arte de ser um “Sombra”

Ok, você fez o curso, entrou nas listas, viu milhões de vagas… e sempre a pessoa que está recrutando pede: “Mandar a Pretensão Salarial”. Se você é novato no mundo SAP, é óbvio que você não vai saber quanto pedir. Minha sugestão é que você pesquise um pouco na internet para saber quanto é a média de taxa/hora para um ABAP júnior, afinal, você não quer “trabalhar de graça”, correto?…

não exatamente. Diz a lenda que, em alguma consultorias, o pessoal contrata  júniors para serem “Sombras” em projetos. Um Sombra é um cara que não tem custo para projeto, e está ali unicamente para ficar do lado de alguém mais experiente e aprender o trabalho (e posteriormente ser contratado com um júnior “de verdade”). Notem que eu disse lenda ali porque eu, Mauricio, nunca vi isso ocorrer efetivamente nos projetos que passei nesses 5 anos de trabalho. Porém, por inúmeras vezes eu já vi pessoas dizendo que essa prática existe sim e, portanto, achei pertinente comentar aqui. Se alguém já viu ou tem algum relato sobre, pode deixar nos comentários  😀

Eu já fiz o Curso, então posso parar de Estudar?

CLARO QUE NÃO! O trabalho na área de tecnologia, muitas vezes requer que você encontre respostas para questões do dia-a-dia por conta própria. Ou seja, você vai usar MUITO o Google, pode apostar.

A própria SAP mantém um site da comunidade SAP, chamado SAP Developer Network, o SDN. Você vai encontrar toneladas de informações sobre (quase) qualquer coisa que você precise. Tem apostilas, e-lerning, fóruns de discussão, blogs, apresentações, wikis… muita coisa MESMO.

Mas adivinhe: é tudo em inglês. Sério: se você não sabe inglês e quer trabalhar com SAP (ou TI), saiba que você não vai poder aproveitar quase NADA do que tem na internet, e vai perder muitas informações valiosas que vão te ajudar no dia-a-dia. Claro que existem blogs nacionais como este, mas em comparação com as informações de SAP em inglês que tem na internet, acho que juntos não somamos nem 1% da população. Comunidades de outras linguagens tem fóruns nacionais com muitas informações como o GUJ (Java), mas ainda não temos nada similar que funcione tão bem para ABAP.

E se você tem preguiça, tenha em mente que vão passar na sua frente. A vida é assim, e eu aposto que você sabe disso 😛

Eu fiz um post aqui no blog sobre os e-learnings e sobre apostilas no SDN, você pode começar dando uma olhada por lá:  Vasculhando o SDN

Mas peraí, eu não tenho SAP em casa, como vou estudar?

Acalme-se jovem padawan, olhe esse post aqui: Instalando o SAP em casa

Usando as dicas dos links do post você vai conseguir instalar o SAP numa máquina da sua casa, e conseguir estudar por conta própria. No SDN você ainda consegue achar projetos open-source (código aberto)  e contribuir de alguma forma.

Então é só eu seguir esse guia que eu vou virar o Super ABAP Mega Master Blaster?

A resposta é uma só: depende.

Depende do que? Da sua dedicação, e da sua vontade de ter sucesso nessa área. Eu defendo que todo mundo é capaz de fazer qualquer coisa, desde que tenha vontade e dedicação. O caminho pode ser árduo, mas com paciência você chega lá.

E lembre-se que conseguir um emprego como júnior é só o primeiro passo. Um complicado passo para alguns, é verdade, mas é só o primeiro.


Espero que as dicas possam ajudar a galera mais nova. Se você tem alguma dica adicional, deixe o seu comentário!

Abraços a todos aqueles que são velhos mas querem ajudar os novos, e aos novos que não são velhos e precisam de ajuda! 😀

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on Google+Email this to someonePrint this page

Tags: , , ,


About the Author

é pasteleiro há alguns anos e criou o ABAPZombie junto com o Mauro em 2010. Gosta de filosofar sobre fundamentos básicos da programação e assuntos polêmicos. Músicas estranhas, artes marciais e games indies são legais. Zumbis não. Converse comigo no twitter e conheça o meu livro de ABAP!



103 Responses to Novatos no Mundo SAP – Por onde Começar? (Guia do ABAP Noob)

  1. leokreator says:

    Muito bom o post, Maurício. Tão aí todas as características que o cara precisa saber pra dar uma guinada pra dentro do mundo ABAP.

    Eu vejo que o pessoal que não é da área ou entrou há pouco tempo fica confuso e até surpreso com algumas dessas nuances, mas o que acontece é que o mercado de SAP valoriza muito mais a experiência prática do profissional do que qualquer conhecimento técnico que se tente mostrar numa entrevista. Nenhum ABAP que eu conheci, tanto no trabalho quanto na internet, me disse, por exemplo, que a certificação da SAP ajudou a conseguir posições melhores nas consultorias ou nos projetos (alguns até disseram que deixaram o diploma na gaveta quando mudaram de emprego e nem voltaram pra buscar :D). Isso explica essa história das "academias seletivas" e dos "sombras", é um jeito de tornar o programador experiente.

    Por causa disso, e também pelo sistema ser uma coisa monolítica, o pessoal novo acaba se assustando – mas é isso mesmo, todos tem que ralar muito. Ainda hoje eu acho difícil aprender coisas novas no SAP por conta própria. Exige muita disciplina, e os recursos de qualidade não são fáceis de se achar na internet ou mesmo em materiais oficiais para se comprar. Como você disse, os cursos são mesmo caros, e muitas vezes não são tão específicos

    Apesar de tudo isso, o SAP é sistema bem redondo e forte. Eu acho gratificante ver as coisas que eu desenvolvo rodando sem problema. É um mercado que está aquecido e que precisa de gente persistente e inovadora.

    • Obrigado pelo comentário Leo!

      Só queria comentar sobre as certificações… eu tenho a mesma percepção que a sua, de que a certificação ABAP e qualificação técnica "no papel" pesa menos do que a experiência, mas gostaria de entender a relevância de fato da certificação com pessoas que trabalham em recrutamento.

      Vou tentar descubrir algumas coisas sobre isso, e faço um posto novo em seguida.

  2. Olá Maurício!

    Excelente post. Infelizmente a comunidade ABAP brasileira carece de informações relevantes se comparadas a outras tecnologias.

    Porém a SDN é o lugar perfeito para centralizar qualquer tipo de suporte necessário no dia a dia. Creio que há muito espaço para blogs como os nossos para enriquecer diversas discussões e pontos que a SCN não oferecerá.

    A questão da língua é totalmente verdadeira e tenho certeza que o ABAPZombie é em português não para evitar que seja necessária uma mudança de idioma, assim como o ABAP101.

    Quanto as academias, pelo menos na KA Solution, elas não ensinam apenas ABAP, mas sim como ser um ABAPer/ABAPeiro, o que é muito diferente na minha visão.

    Não posso deixar de mencionar e parabenizar o excelente trabalho que vocês tem feito com a explicação e exemplificação dos comandos. Isso com certeza agrega muito para um iniciante e cobre um gap no help do ABAP. Além disso, o ABAP101 está com várias iniciativas para ajudar aqueles que querem colocar a mão na massa… aprender na prática. Vale a pena ficar ligado em ambos os blogs.

    O ABAPZombie é bem vivo apesar de seu nome 😛

    Abraços!

    • Opa, valeu denovo por mais um comentário Fabio!

      Concordo muito com o que você disse: nem o ABAPZombie, nem o ABAP101 existem para evitar que as pessoas parem de buscar informações em outro idioma. Acredito que nossos blogs são complementos de milhares de informações existentes na rede, e de certa forma, mais acessíveis, pois qualquer um pode interagir e entrar em contato conosco à qualquer momento.

      Sobre a formação, é examante isso que acho certo: ensinar o cara a ser ABAPeiro, e não dar um curso simples sobre a liguagem e falar "se vira".

      Obrigado pelos elogios, é nóis zumbizando aí pela eternidade haha 😉

      Abraços!

  3. The Noob says:

    Bom, pelo que eu li e concordo é exatamente desta maneira que funciona o mundo de Abap. Comecei a 6 meses, o mesmo esquema, curso pela empresa, estagiando , e depois contratado. E agora que estou pegando de verdade a massa para aprender mesmo. E concordo com tudo, exige muita disciplina e dedicação , por isso estou me esforçando tanto. É complicado sim, mas é muito divertido.

    Parabens pelo blog sempre, ajuda muito.

  4. Krak Mauricio.. curti d mais…

    Parabéns… rumo aos 50.000 hits =D

    Abraços a todos os Noobs Zombies

  5. Kaio says:

    Muito bom o post Mauricio.
    Eu como exemplo de que esse historia de sombra é uma lenda, pois ao termino da minha academia já fui alocado em projeto e aqui eu tenho que por a mão na massa, programar, debugar etc, tenho sempre a ajuda de consultores mais experientes que estão me ensinando e muito, mas não chego a ser um 'sombra', pois tenho programas e atualizações para fazer e entregar e de fato estou aprendendo na pratica.
    O seu blog, assim como o ABAP101 tem me ajudado muito nesse começo, pois ainda tenho a dificuldade do idioma para procurar no SDN.
    Parabéns pelo Blog e pelo post.

  6. Flávio Marque says:

    Atualmente, sou um "sombra" de um abap senior, não é lenda não!

    • Mais uma lenda desvendada pelo ABAP Zombie então, hahahaha

      Zueira, eu já vi sombras por aí, mas os que eu vi eram pessoas que já eram da empresa e estavam "migrando" para outra área (no caso o ABAP) e, logo, não tinham custo para o projeto mas tinham custo para a empresa.

      Anyway, força aí sombra, e boa sorte! 🙂

  7. JuMoura says:

    Ola,
    Parabens pelo seu blog. Muito bom, vou te-lo como fonte de pesquisa.
    Hoje está terminando a turma de treinamento de abap aqui na empresa. E, aqui está mais uma nova Noob na área.
    Inté.

  8. Maxsuel Maia says:

    E Vivaa aos Nobes do abap.. kkk.. tmb sou um.. comecei a 7 meses do mesmo jeito… Treinamento pela empresa.. e agora estagiando.. o/

  9. william says:

    Primeiro quero parabeniza-lo Mauricio pelo site e post, muito bem explicado, estava procurando sobre formação em SAP e o google me trouxe aqui. Muito bom mesmo seu post.
    Bom queria entrar no mundo SAP, mas tenho certo receio quanto a idade cara, tenho 35 anos e sou formado em Logistica, será que da pra competir por ai?? vontade e dedicação não irá faltar.
    Abraços.

  10. Adriana says:

    Gostei do seu forum. Estou com a mesma duvida do Maurício, quero migrar de área do cobol para SAP, porém tenho 37 anos. Isso é possivel?

    obrigada

    • Olá Adriana!

      Respondendo a sua pergunta e a do William, eu acredito que com dedicação tudo é possível nessa vida… Mas devo confessar que você irá enfrentar muito mais problemas do que alguém que consiga um estágio, já que você vai ter que pagar um curso, tentar arranjar uma vaga, etc…

      Boa sorte para vocês dois 🙂

  11. Amanda PF says:

    Boa tarde! 🙂
    É a primeira vez que estou visitando esse blog, e gostei muito! Parabéns!
    Sou iniciante em abap e estou procurando por blogs assim como o seu que proporciona conhecimento!
    Gostaria muito de poder receber as atualizações por email, vocês possuem essa opção?

    Obrigado!!!

    • Olá Amanda!

      Não temos uma divulgação por e-mail própria, mas nossos artigos aparecem na Newsletter do ABAP101, que você pode assinar pelo campo no menu lateral aqui do blog —–>

      Obrigado pela visita!

  12. Amanda PF says:

    Boa tarde Maurício!
    Estou estudando abap, e estou fazendo uns testes usando a transação SE38, li que enquanto digitamos o código, aparece a opção de "auto-completarmos" esse código através da tecla TAB. Instalei na minha máquina no SapGui, só que essa opção não aparece pra mim, ou seja, nenhuma "dica" de auto-completar aparece enquanto estou digitando o código. Tem alguma forma de ativar isso no SapGui?

    Obrigado pela atenção!

  13. Maikel says:

    Muito Bom POST,
    Acredito que todo mundo começa assim, tendo uma certa afinidade com Informática, mas concordo com o Post tem que ter muita dedicação nesse mundo SAP, e uma das melhores dicas é Ouvir mais, falar Menos porquê sempre tem pessoas muito experientes nos projetos que podem te cortar hehehe

  14. Demostenis Ribeiro says:

    Boa noite, estou pensando em iniciar agora, este foi o primeiro e excelente post que encontrei. Bem adiantando as dúvidas, meu irmão é project manager, ele esta me incentivando a iniciar em sáb abap, já programei o básico do básico em Pascal e c++, hoje trabalho em redes de computadores por qi (quem indica) + Google = auto de data como louco, gostaria de saber se vale a pena começar agora? Levando em consideração que meu sonho é realmente programar! Obrigado.

    • Como eu disse no tópico, acho que não existe um tempo certo ou errado para começar, tudo depende da sua dedicação. Eu acredito nisso para tudo na vida!

      Se o seu irmão já está na área pode ser que ele te ajude a iniciar, portanto, se você realmente quer trabalhar com ABAP eu iria com tudo 🙂

      Boa Sorte!

  15. Murillo says:

    Ótimo post, ótimo blog!

    Sou Abap a pouco menos de 6 meses, fui contratado após uma "Academias Seletiva".
    Acredito que entrar nesse vasto mercado é mais do que um "primeiro passo", diria que é um "salto". O aspirante tem que pegar a distancia necessária, se preparar, correr em direção ao objetivo e então, se jogar para o outro lado. =]

    Com evidente pouca experiência, posso contribuir com a seguinte dica: a galera deve ficar atenta as oportunidades no interior, morar longe dos grandes centros já é um obstáculo considerável. Estou vendo consultorias migrando fábricas para o interior, pelo menos no de São Paulo. Foi o meu caso, e foi determinante para mim!

    Abraço a todos!

    • EdFilho says:

      Ola Murilo, estou pensando em entrar para o “Mundo SAP”, sou programador Java em Ribeirão Preto, mas os salários e os planos de carreira das empresas no geral aqui não são muito animadores. Você conhece alguma consultoria SAP instalada aqui em Ribeirão?
      Agradeço pela atenção.

  16. Gabriel says:

    Maurício parabéns pelo tópico, bom… confesso que levei um susto com a realidade ABAP, mas não tenho medo das dificuldades, amanha farei inscrição na Ka Solution, vou mudar completamente de area aos meus 34 anos e espero poder chegar ao meu objetivo e agradeço por compartilhar seus conhecimentos e opiniões.

  17. Mequetrefes4ever says:

    O grande X da questao é que muitos estao correndo atras para virar consultor por conta que conhece(u) algum consultor que fala qeu ganha muito que isso e que aquilo e nao pq realmente acha uma carreira promissora…. nego quer chegar ganhando 50 a hora já no 1 projeto….. to com 10 anos no mercado e cada vez vejo mais os novatos abusarem de valores e dai quem fica arrumando as merdas somos nozes…… por esse motivo até é dificil entrar no meio, pq as consultorias estao manjadas com os novatos…. nao adianta fazer cursos e depois ficar chorando no grupos que nao tem vagas e que deus é injusto…. a vida é assim e sempre será….. Abraços… Mequetrefes….

  18. Paulo Luan says:

    Cara que legal o seu blog, vou passar a seguí-lo, quero muito aprender SAP e ABAP, vou me dedicar ao máximo, e assim que possível também vou fazer posts de tutoriais da utilização destas ferramentas no meu blog (javafxbr.com/blog)

    Obrigado pelas dicas brother! será de grande ajuda para todos nós! um grande abraço!

  19. Antonio carlos says:

    Por acaso alguém possui informação sobre o PCP0???

  20. Gabriella says:

    Olá, Maurício, é a primeira vez que entro neste blog, muito bom e um parabéns pra vocês. Tenho 16 anos e fazendo Curso técnico em informática. Conversando com meus tios (consultores da Sap) me abriu um grande interesse, pois não sabia qual área da informática seguir.

    Vou aproveitar muito seu blog pra já começar a aprender mais sobre ABAP e o mundo da SAP.

    Muito obrigada e continuem com ótimos posts. 😉

    • Olá Grabriella, fico muito contente em saber que o blog vai te ajudar, principalmente por você ser uma visitante atípica do nosso site – digamos que a tendência é a galera ser “mais velha experiente”. Aproveite para acessar também o abap101.com, que é um site inteiro dedicado à iniciantes no ABAP. Abraços e bons estudos!

  21. Alexsandro Felix says:

    O meu computador é um AMD E-350 Processor 1.60 GHz, com Windows 7 Ultimate 64 Bits, 2 GB de RAM e HD 500 GB.
    Baixei o arquivo do site SCN, para Windows XP, instalei o Virtual PC e o WIndows XP service PAck 3, Java 1.5.
    Faço a instalação o SAP NetWeaver, toda vez que chega na parte 2Define Parameters, aparece o seguinte erro:
    “An error ocurred wihle processing option SAP NetWeaver 7.0 including Enhancement Package 2 > SAP Application Server ABAP > MaxDB > Central System > Central System (Last error reported by th step: Path component contains reserved character (‘:’): C:). You can now:
    .Choose Retry to repeat the current step
    .Choose View Log to get more information about the error
    .Stop the option and continue with it later.
    …”
    Já tentei reinstalar no WIndows XP nas versões em Inglês e português, várias vezes, tentei utilizar a máquina virtual da oracle e nada.
    Quando para a instalação do 2 passo Define Parameters e é informado que gerou um arquivo de log, que detalha o erro, mais o li inteiro, e não entendi nada, alguém pode me ajudar? Pois desejo muito iniciar os meus estudos em SAP, mais tá DIFÍCIL DESTE JEITO!
    Até instalei o Team Viewer 7, Skype e agora o Mini SAP, para iniciar a atender as ferramentas necessárias para participar dos projetos, mais se não conseguir instalar o Mini SAP, não vai rolar, sou cadastrado no SCN, mais não encontrei no site nada que pudesse me ajudar, estou precisando de uma mãozinha pois já estou sem alternativas, agradeço qualquer dicas ou ajudar.

    • Olá Alessandro!

      Fica difícil ajudar você nesse seu problema específico, porque essas instalaçoes do “minisap” são realmente chatas.

      Mas existem muitos, muitos, mas muitos guias de como fazer isso. Tem no abap101, no webdynpro Brasil e muitos no SDN.

      Tente seguir um desses guias à risca, porque, geralmente dá certo. Eu segui o do abap101 e não tive problemas.

      Abraços

    • Felipe Cabral says:

      Cara, de início, verifica se o seu XP é service pack 2, pois com o 3 dá vários erros de instalação. O nome da sua máquina(hostname) não pode exceder 9 caracteres, verifica isso tbm, e depois verifica qual versão do Jre(Java Runtime Enviroment) , na época que instalei só funcionava 100% com a versão 5.

      Espero ter ajudado!

  22. Ronaldo says:

    Gostaria de saber o seu parecer sobre as empresas que contratam apenas os candidatos experientes, ou que já acompanharam pelo menos um case de implantação ou desenvolvimento. Não querendo jogar água fria nos ânimos dos iniciantes, mas como pode-se formar um profissional experiente, se não há oportunidade para quem começa? Que os sombras existem eu não tenho dúvidas, contudo tal oportunidade não é tão comum. A idade também é um agravante, tenho 39 anos e me interessei pelo ABAP, porém com esta faixa etária os empregadores entendem que já devo possuir conhecimentos sólidos, o que não é verdade, pois comecei agora. Enfim, nem tudo é mar de rosas, e para quem decidir seguir este caminho, que pesquise o máximo, conheça bem os altos e baixos, tire todas as dúvidas, e boa sorte!

    • Demorei um pouco para responder seu comentário, porque eu esqueci de responder mesmo 🙁 Mal ae!

      Para muitas situações de consultorias, não vale a pena contratar alguém inexperiente. O que dá dinheiro para a consultoria são os projetos, e os projetos precisam ser entregues. Para que um projeto seja entregue, você precisa de um profissional que consiga entregá-lo. Em consultorias de pequeno e médio porte, muitas vezes, não há tempo para investir na formação do funcionário, afinal, o projeto TEM QUE SER ENTREGUE! Se não for, a consultoria não recebe.

      Outro problema que pequenas e médias consultorias enfrentam na hora de formar novos funcionários, é a alta taxa de demissões. Todo mundo quer uma oportunidade pra ser formado, porque dizem que “após você aprender, você consegue ganhar mais saindo da consultoria que te formou, e indo para outra”. Esse tipo de frase é extremamente comum entre pessoas novatas na área, e é também um dos motivos pelos quais consultorias pequenas/médias não vão formar ninguém.

      Pode perceber, academias para novatos normalmente são feitas pelos big players do mercado de TI brasileiro (Accenture, IBM, etc), porque elas tem inúmeros benefícios para tentar manter o emprego de quem ela formou, retornando assim para a empresa o investimento no funcionário.

      E eu não estou defendendo essa posição das consultorias, são apenas fatos que vi durante o tempo que trabalho com ABAP. E pode ser que tudo mude no futuro, o mundo de TI é dinâmico, e as coisas vão mudando aos poucos.

      Abraços!

  23. Anderson Ribeiro says:

    Amigo,

    Hoje nao trabalho com SAP, mais gostaria de comecar a migrar para esse mundo, consultei o preco de alguns cursos, a maioria com o valor bem salgado rsrs, mais gostaria de uma dica, em como entrar na area, como conseguir uma oportunidade, e se os cursos sao essencias para quem quer comecar..???

  24. Fernando says:

    Parabéns pelo Blog Mauricio
    Eu estarei iniciando meu curso dia 13/08/12 na academia BFBiz e fiquei surpreso com algumas coisas que li aqui, pois pesquisei muito sobre ABAP e obtive pouco retorno pois é um assunto pouco comentado em foruns e afins
    Nessa academia que vou começar o curso é reconhecido pela SAP e temos o “direito” de fazer a prova de certificação SAP..digo “direito” pq com esse post e outros que li fiquei na duvida sobre uma informação que recebi da academia que dizia “A Sap não permite pessoas que fizeram curso em escolas não reconhecidas pela SAP pois ela faz uma pesquisa por CPF e vai verificar qual escola vc se formou….agora me pergunto… será que é verdade?
    Porque se realmente a certificação não tem esse valor no mercado cai em papo de vendedor, mas como não obtive nenhuma resposta da SAP ao questionar isso via e-mail e nem por pesquisa creditei o que me foi dito por uma empresa reconhecida pela SAP
    Enfim estarei iniciando meu curso e voltarei aqui com mais novidades sobre o assunto pois questionarei isso lá rs

    Valeu e parabéns novamente Mauricio ótimo trabalho

    • Olá Fernando!

      Já ouvi dizer sim que, hoje em dia, você só consegue fazer a prova de certificação se fizer um curso certificado pela SAP. Quanto a isso, acredito que seja verdade.

      Agora, em relação ao valor da certificação no mercado, no outro post de certificações já mostramos exatamente o que acontece na vida real: a certificação ABAP não vai garantir que você vá conseguir uma vaga.

      Mas, se você puder, compartilhe sim o que aconteceu com a sua jornada! 🙂 Apesar do mercado funcionar dessa forma estranha, espero que a sua certificação seja reconhecida, afinal, custa bastante dinheiro e requer dedicação!

      Abraços!

  25. Paula Sena says:

    Boa noite, Galera!

    Quero ainda esse ano fazer o curso abap,porém eu nunca trabalhei na área de programação, sei que terei que estudar o dobro…mas, quero algumas dicas por onde começar…trabalho como executora de teste e participo de alguns projetos..

    Bem…quero algumas dicas….estou também procurando apostilas, mas é muito difícil.

    Obrigada galera.

  26. Adriano Luz says:

    Olá galera, tudo bem?
    Gostaria de esclarecer uma dúvida. Minha esposa quer muito trabalhar com sap + abap, mas não concluiu a faculdade de TI as duas vezes. Então, acham que se ela fizer esses curso de SAP de 56 horas ela consegue trabalhar nesta área? será que vai precisar da faculdade pra fazer o curso?
    Obrigado desde já.
    Abraços!

    • Não acho mandatório ter uma faculdade para trabalhar na área de TI, mas o conhecimento adquirido na faculdade vai fazer falta. Portanto, é bom ela saber que vai ter que estudar bastante conceitos básicos, como banco de dados, engenharia de software e etcs 🙂 (isso se ela não quiser só mais um robô que escreve códigos sem entender o meio onde vive).

      A grande questão nem é tanto o curso, é a dificuldade em ingressar no mercado, como eu e tantos outros já citamos aqui neste post. Só o curso não dá garantia de nada, independente de ser um curso de 56 ou 300h.

      Mas também não é impossível conseguir um trabalho: vai depender bastante da perseverança e de achar a oportunidade certa.

      Abraços e boa sorte!

  27. Eliezer Pereira says:

    Ola,

    Excelente blog, muito bom a forma que explica as coisas.
    Sou iniciante (NOOB MASTER) em BASIS, voce conhece algum blog voltado para este módulo ?

    Muito obrigado.

  28. Adriano Aguiar says:

    Olá, (em específico Mauricio Cruz)

    No começo desse ano, após tomar uma decisão, resolvi pedir demissão e mergulhar de cabeça no mundo SAP em específico ABAP (pois sou da área de TI). Como moro em Brasilia e aqui esse mundo não está difundido, assim como muitos da nossa área nunca ouviu falar, o acesso ao SAP é muito difícil.

    Resolvi ir pra SP passar um mês para fazer o curso e iniciar de vez com ABAP. Pois bem, no meio do caminho (estava indo de carro) ligaram dizendo que o curso tinha sido cancelado por problemas técnicos nos servidores (entre SAP e a empresa onde faria o curso).
    Resumo da ópera: voltei para Brasilia e cá estou trabalhando na área como sempre.

    Sou da área de TI a 13 anos, certificado Microsoft, (conheço tambem outras linguagens e alguns bancos de dados) ja passei por programação, Analista, arquiteto de soluções. Mas nada disso satisfaz, ainda mais que em Brasilia você vive em um mundo a base de contratos prestando serviços para o Governo e não preciso mais detalhar, até mesmo ja da pra entender minha vontade de mudar.
    Ouço falar da SAP ha anos, porém nunca tive oportunidade de ingressar, ainda mais em Brasilia.
    Hoje, por essa dificuldade de acesso, e nao querendo mais arriscar de pedir demissão e ir pra SP, como fiz no começo do ano, penso eu fazer o E-Academy.

    O que vocês acham dessa nova ferramenta?

    E a última pergunta, um pouco diferente das que já vi acima: COmo ja tenho experiência na área de TI, até mesmo em Cobol (pois dizem em ABAP é bem parecido), eu entro na mesma categoria dos “sombras” ou “Abap noobs”, ou a minha experiência contará?
    Obs. Com o tempo vemos que linguagem é mais uma ferramenta que nos adaptamos com o tempo e dedicação, porém o que importa é o poder crítico/analítico em que o profissional tem no trabalho de análise e saber formar solução de acordo com a tecnologia em que trabalha.

    Agradeço desde já e aguardo uma resposta que me de um empurrão para que eu inicie o quanto antes nessa área.

    • Olá Adriano!

      Nossa, nem consigo imaginar a sua decepção quando ficou sabendo que o curso foi cancelado… Você não conseguiu re-agendar outra turma?

      Não conheço o sistema de E-learning da SAP, e não conheço ninguém que já tenha feito. Acho que um bom lugar para você perguntar sobre o E-learning é na comunidade em Português do SCN (http://scn.sap.com/community/portuguese). Sei que vários funcionários da SAP BR acessam a comunidade, e talvez você consiga alguma resposta mais concreta. Você também pode tentar garimpar algum feedback em alguma comunidade específica da SAP Education no SCN.

      O que eu sei sobre E-learnings no geral (por experiência própria), é que você precisa de muita dedicação para estudar com ferramentas assim. A parte boa é você poder andar na sua velocidade, a parte ruim é que a liberdade é grande demais e isso pode tornar-se um problema se você não for bem organizado na hora de estudar.

      Sobre a segunda pergunta, independente do conhecimento que você teve previamente, a maioria das consultorias só se importam com a experiência de ABAP na hora da contratação. A sua experiência passada com programação vai lhe ajudar a aprender o ABAP, e talvez possa lhe ajudar numa entrevista de emprego para ABAP Júnior.

      Acho que o único caso onde você poderia aprender ABAP sem ter que começar “do zero”, seria migrando de área dentro de uma grande consultoria, como Accenture, IBM e etcs. São casos extremamente raros, mas eu sei que oportunidades de mudança de área sem alteração no cargo existem.

      Para terminar, confesso que achei muito legal a sua atitude de acreditar em si mesmo e largar o trabalho em Brasília para tentar a vida com o ABAP. Todo mundo sonha com milhões de coisas, mas poucas pessoas realmente vão atrás daquilo em que acreditam. Continue lutando que uma hora você chega lá… e eu tenho certeza que vai ser MUITO gratificante! 🙂

      Abraços!

      • Adriano Aguiar says:

        Olá Mauricio e pessoal,
        obrigado pela força e respondendo a sua pergunta: Eu tinha a oportunidade de reagendar turma no curso, mas seria para 1 mes e meio depois daquela data, como minha esposa estava junto (de férias) e por outros fatores não pude aguardar o novo curso começar. E obrigado também pela dica. Vou perguntar em outros foruns sobre o e-learning. Pois atualmente não vejo outra alternativa.

        Abraços!

  29. Fernando P Hengles says:

    Olá Adriano Aguiar

    Cara terminei o curso de ABAP por uma academia SAP e tive o E-LEARNING da SAP no modulo TAW 11 que envolve Unicode ALV e outras coisas, mas enfim achei um pouco confuso pra mim pois nunca trabalhei na area de TI, só tive a faculdade de SI mas sem trabalhar a gente esquece muita coisa rápido, mesmo assim consegui assimilar bastante coisa então acho que pra você que já tem contato com várias linguagens seria um pouco mais fácil.
    Mesmo assim cara indico você fazer uma academia mesmo, não precisa ser reconhecida pela SAP, a Kasolution me parece uma ótima academia, a diferença fica no material didático que recebe e na chance de fazer a prova de certificação que ganha, eu fiz na BFBiz e achei muito bom o curso, alguns problemas com as traduções na apostila mas o instrutor ajudou e tudo correu bem.
    Aproveite essa sua coragem de encarar a vida e correr atrás de seus objetivos e pense nessa possibilidade, estou desempregado ainda mas já consegui mandar alguns currículos para empresas. algumas citadas acima pelo Mauricio e to na luta

    Espero ter ajudado você de alguma forma
    abraços

    • Adriano Aguiar says:

      Olá Fernando,
      sobre esse módulo TAW11, para os que fazem academia presencial é assim mesmo, temos até um periodo de 5 dias para realizar, dependendo da forma que é feita a turma.
      Eu tive acesso a esse módulo assim que fechei minha matrícula, mas como não consegui fazer diante do que ocorreu comigo, não levei adiante uma vez que não faria sentido nenhum ficar só naquilo.
      Já procurei saber sobre os cursos não oficiais, que são também longe de Brasilia, nesse caso teria que me organizar. Voce sabe me dizer se esse curso (nao oficial) tem aos finais de semana?
      Mais uma pergunta: Você fez a academia Abap na BFBIZ quando?

      Abraços!

      • Fernando P Hengles says:

        Blz Adriano

        Então fiz academia em setembro de segunda a sexta das 18 ás 23hrs
        E cara na Kasolution tinha o curso de final de semana, procure o contato de lá e confirme pq td depende de turma tmb mas tinha a opção só fds quando eu vi em Agosto
        Boa sorte e qualquer duvida estamos aqui

  30. José Rodolfo de Sousa says:

    Estou simplesmente fascinado com o post, adorei é altamente motivador e realista, estou começando agora sou técnico em informática (ênfase em desenvolvimento de software) e estou cursando a graduação em sistemas de informação, muito obrigado pelas dicas!

  31. Alex Palermo says:

    Meu caro, gostei do post relacionado, porém eu não sou iniciante ainda rsrs sou um nome antes disso deve ser: “Curioso” . Gostaria de saber alguns pontos, segue:

    1. Entendo que existem módulos na formação SAP. Como seria o cronograma desses módulos para um iniciante ?
    2. Existe algum pré requisito para iniciar nessa área ? ex. Ser desenvolvedor , conhecer de alguma linguagem e etc…
    3. Estou vendo que muitos dos profissionais fazem contratos por um tempo , dependendo do projeto ou seja, não são profissionais empregados da empresa cliente. Isso é verdade nesse meio ?
    4. Qual a média de salário de um profissional em suas fases ( Junior, pleno e senior) ?
    5. Quanto você acha um iniciante deve saber que vai gastar em média em um curso SAP ?

    Obrigado e desculpe pelas perguntas, mas acredito que essa é a idéia do post.

    • Olá Alex! Nem sempre eu consigo responder rapidamente as perguntas, desculpe a demora 🙂

      Bom, vou tentar tirar a sua “curiosidade”:

      1. O sistema SAP é divido em módulos, que são as divisões específicas do sistema para alguma área de negócio. Ex.: SD (Sales & Distribution) , MM (Material Management), PP (Production Planning), etc… O ABAP é a principal linguagem utilizada dentro do SAP, seja na programação desses módulos ou na programação de novos relatórios (programas custom / Zs).
      Não dá para generalizar e dizer que um módulo é melhor do que outro para um iniciante. Tudo depende da sua formação, que nos leva à resposta da sua segunda pergunta…

      2. O pré requisito vai variar de acordo c/ a área dentro do mundo SAP. Se você quer ser ABAPer, o ideal é ter noções de lógica de programação ou alguma formação técnica. Já se você quer trabalhar c/ um módulo funcional (SD, MM, PP, FI, CO…), os pré-requisitos vão ser específicos daquela área: financeira, planejamento de produção, logística, controladoria… e assim por diante. O ideal é que você tentar começar por aquela área onde você tiver mais conhecimento.

      Para começar sua pesquisa, olha os pré-reqs de algumas vagas, pesquise sobre o que são esses pré-reqs, e escolha para começar aquele que mais se encaixa no seu perfil.

      3 – Sim, isso acontece bastante. Mas tem de tudo: projetos de curta duração c/ contratação PJ, projetos de longa duração c/ contratação PJ e também consultorias que pagam pelo modelo PJ, mas na prática o enxergam como se você estivesse empregado por tempo indeterminado.

      O mesmo vale para CLT Flex e CLT Full. Não é uma regra, mas normalmente empresas grandes do ramo contratam pelo CLT Full, empresas médias/”médias-grandes” pelo CLT Flex e empresas pequenas como PJ. Existem “casos e casos”, por conta de motivos extensos para serem explicados nesse comentários (que já está ficando gigante). Um pouco de pesquisa sobre os modelos de contratação devem responder suas dúvidas!

      4. Varia muito… Tem várias tabelas pela internet, com um pouco de pesquisa você consegue achar. Essas tabelas vão dar uma base, mas na prática a coisa pode ser muito diferente. Eu olharia para a lista só para ter uma noção, sem expectativas de que vai ser exatamente aquilo. Pode ser melhor, ou pior 😛

      5. No site de cursos da SAP você vai ter a base de valor para os treinamentos oficiais. Vários lugares ministram treinamentos não oficiais com diversas tabelas de valores, e eu desconheço os preços. Lembrando que “não oficial” aqui não quer dizer que o treinamento seja ruim, só quer dizer que ele não é homologado pela SAP.

      Abs!

  32. Jonnathan Ferreira says:

    As minhas dúvidas são as mesmas do Alex Palermo.

  33. Rafael says:

    Pessoal, estava analisando alguns cursos por aqui pelo RJ para poder começar a aprender melhor ABAP, pois já venho estudando por conta própria com ajuda do fórum que é muito bom.
    Porém o que eu percebi que tem os cursos que são oficiais pela SAP que são muito caros, e outros que não são oficiais que são mais acessíveis, gostaria de saber se alguém já fez em um deles, queria saber a opinião de quem já fez, o que achou.

    http://www.trainning.com.br/
    e
    http://www.consysteminformatica.com.br/

    Se puder me ajudar, eu agradeço muito!!
    Obrigado

    • Felipe says:

      Olha, eu fiz o curso de SAP da Trainning e gostei bastante, valeu a pena o dinheiro investido! O que eu fiz foi esse: http://www.trainning.com.br/sap_funcional.asp
      Além do curso de SAP, eu fiz o curso ITIL tbm e também achei muito bom!
      Eu recomendo!

      • Rafael says:

        Pois é, eu já estou terminando o curso da Trainning mesmo. Estou gostando muito do curso de ABAP, não sei se dei sorte porque o professor é muito bom.
        Mas ta valendo a pena o dinheiro investido!

        Também recomendo!

        • Alexandre Simoes Neves says:

          Rafael,

          Hoje entrei no site da Trainning e me interessei pelo curso de SAP Foundations e BW. Este curso que voce fez abriram as portas do mercado pra vc nessa área? Vc ja esta trabalhando como consultor SAP?

          • Rafael says:

            Fala ai Alexandre, desculpe a demora.
            Eu fiz o curso foundations e advanced de abap na Training e gostei muito, o professor que me deu o curso era muito bom, talvez eu tenha dado sorte, mas enfim, valeu a pena. Porém se você quer aprender mesmo, você tem que estudar muito, pois o curso só te ensina o básico. O mercado nesta area é muito dificil, como você ja pode ter lido em alguns lugares, porém nada é impossível. Logo quando terminei a academia, fui chamado para duas entrevistas, passava em todas as etapas de prova técnica e nada de ser chamado, até que chega uma hora e você começa a pensar em desistir e ficar desiludido e deixa de ir estudando, acaba esquecendo as coisas que teve no curso etc. Porém, uns 6 meses depois que terminei o curso, umas das duas empresas que tinha feito a entrevista me liga me chamando novamente pra fazer a entrevista, porém as coisas que tive no curso já não estavam tão frescas na minha cabeça, ai então fiquei 3 dias estudando igual um louco até o dia da prova técnica, cheguei lá mandei bem na prova, fiz a entrevista logo depois e fui chamado. Comecei agora como Abaper, graças a Deus. Te deixo como conselho é estudar muito e nunca desistir, que uma hora vai surgir uma oportunidade e você precisa estar preparado. 🙂
            Abraços

  34. Cleber says:

    Olá ABAPers,

    Meu caso é um pouco diferente. Sou Analista e Programador Sênior na linguagem Progress (esta que é usada no ERP Datasul atual Totvs).

    Eu já venho estudando ABAP com um material que um amigo me passou. Este material é da Accenture e é usado em treinamentos in-company quando há necessidade de treinar recursos internos.

    Minha intenção é trabalhar nas duas frentes já que tenho experiencia com ERPs há mais de 11 anos (como desenvolvedor).

    Tenho encontrado muitas migrações de Datasul/Tovs para o SAP e o inverso também. A Totvs acaba de lançar o Totvs11 que é parte em Flex e outra em Progress. Eu já domino estas tecnologias mas não sei até quando a Totvs vai manter o Progress no seus produtos e sei que o SAP tem mais futuro.

    Bem. Sou um ótimo Analista de sistemas e Programador, muito experiente. Sem dúvidas irei me dar bem com ABAP e tenho condições de cursar por exemplo os treinamentos da KA Solution (que me parece o melhor até agora).

    O que me segura de fato é; (i) minha taxa hora hoje é ótima na minha área e não sei se consigo no mínimo a mesma ao virar ABAPer; (ii) sem ter “academia”, será que consigo?; (iii) e penso que posso ter o conhecimento e esperar até uma migração de Datasul/Totvs para SAP e me lançar no mercado.

    Gostei deste blog. Parabéns.

    • Olá Cleber, tudo bem?

      Conheço parte do pessoal da KA Solutions, e eles são ABAPers muito bons 🙂 Muita gente aqui já fez treinamentos por lá, talvez alguém possa comentar sobre o curso.

      O problema para a contratação nem é muito a questão da academia, é a questão de experiência, como discutido no artigo e em alguns comentários aqui do blog. Mesmo se você não tiver academia, mas tiver trabalhado, por exemplo, 6 meses com ABAP em algum projeto, vc certamente tem mais chances de conseguir um trabalho do que alguém que só fez a academia (mesmo a oficial da SAP). E o salário inicial vai sim ser bem menor do que o que você ganha, isso é comum em migrações de áreas em TI (regredir um pouco no salário para aumentá-lo no futuro).

      No seu lugar, eu acho valeria a pena esperar um pouco. Continue estudando ABAP, continue lendo material, comece a programar um pouco pelo minisap (pesquise sobre, instale, etc)… quando rolar alguma dessas migrações Datasul/Totvs para o SAP, você, com certeza, vai sair na frente e vai conseguir a experiência para cravar uma oportunidade como ABAPer de forma mais certeira.

      Abraços e boa sorte!

  35. Lucas Sousa says:

    Bom pessoal, fiquei sabendo que a área de SAP/ABAP é uma área bem aquecida no mercado de trabalho, estou iniciando no mundo da programação, no momento estou me aprofundando em delphi.

    Tenho uma pergunta, em basicamente quanto tempo eu consigo fazer um curso, desde iniciante até avançado, para aprender ABAP?

    agradeço desde já. o blog está muito bom por sinal, ótimo post.

    • A Academia ABAP é um curso de 3 a 5 semanas de duração (depende muito), e vai te ensinar o necessário para você começar a trabalhar com ABAP. Existem cursos sobre temas específicos, como Performance, Workflow, PI, etc, etc, etc… mas esses vale a pena fazer quando você tiver um pouco mais de experiência. Ah, e todos são cursos caros, BEM caros.

      E só pra constar, a área de SAP/ABAP é aquecida sim, para Sêniors e Plenos. Existe uma grande barreira para júniors entrarem no mercado, como você pode ver em outros comentários aqui desta página.

      • Lucas Sousa says:

        Então.. Dei uma pesquisada sobre umas academias que oferecem o curso aqui no Rio de Janeiro e encontrei a Trainning.

        Pretendo fazer esse curso –

        Cursos Relacionados na Formação ASAP – Analista SAP:

        SAP Funcional Foundations (FI,PP,SD,CO,MM) – 40 horas
        SAP ABAP Foundations – 16 horas
        SAP ABAP Advanced – 40 horas

        O preço é bem salgado, mas investir no conhecimento é sempre bom..
        Vou pagar aproximadamente 3000 reais, vale a pena, e o que é preciso para, ao término do curso, eu conseguir fazer a prova para uma certificação?

  36. Tiago says:

    Amigo lucas souza,

    Voce viu um curso de SAP por 3 mil?? Toma cuidado e verifica se ela é certificada pela propria SAP (tem as escolas autorizadas na pagina deles) pois se voce fizer com empresa nao credenciada depois voce nao consegue tirar a certificação com a empresa alemã.

    Eu estava vendo aqui em SP um curso pela KT Solutions por 3.900 (o que nao é barato) dai acabei verificando que esse ano eles perderam a certificação e seria dinheiro jogado fora. As 2 de SP autorizadas tem o mesmo valor: R$12.400,00 !!!

    • Patricia says:

      Tiago…eu trabalhei 11 anos na Ka Solution, sempre vendi treinamentos, nao foi a SAP q quebrou o contrato conosco, e sim a Ka Solution que quebrou por conta do preço abusivo q eles estavam divulgando para os seus parceiros e obviamente dificultando que vendessemos com o intuito de ingressar os alunos apenas para comprar os cursos na propria SAP.

      Como a Ka Solution tem bastantes consultores/instrutores e colegas com experiencia ha mais de 10 anos em sap acabamos criando o nosso material, onde podemos falar que é um material “melhorado” e o programa que usamos para qq academia sap é mt interessante q é o SIEC (estudo de caso)…ou seja alem do aluno concluir o curso ele vai ter uns dias de experiencia pra por a mão na massa la na Ka Solution.
      nao trabalho mais lá…mas te recomendo entrar em contato com uma das consultoras e conhecer melhor esse programa de treinamento.

      é obvio que a certificação nao esta inclusa, mas pra quem quer apenas obter conhecimento eu garanto que na Ka Solution o curso vai agregar bastante.

      abraços!!

  37. Danilo Baraldi says:

    Fala Mauricio tudo bom?
    Cara muito top esse seu fórum, acesso ele todo os dias pegando dicas e informações não só para sanar minhas dúvidas como acrescentar. Depois de ler os posts do seu blog o meu interesse pela área só tem aumentado cada vez mais, e agora passo muitas horas lendo os posts e principalmente os 8 passos que foram fundamental no meu ingresso na área, ainda não ingressei “oficialmente”, estou pesquisando uma consultoria em Campinas – SP, segunda 18/02 já começo às visitas para me decidir aonde estudar, e esse é o motivo do meu primeiro post aqui no seu blog, alguém recomenda alguma empresa aqui em campinas em específico? Agradeço desde já zumbianos!

  38. Rodrigo says:

    Olá Amigos,
    A nível de conhecimento, vocês acham que não vale a pena fazer o curso pela KA Solution mesmo sem ter a certificação ? Pergunto porquê ouvi falar muito bem do curso, e as autorizadas como o Tiago mencionou estão com o preço muito alto.
    Tem alguma boa indicação para o curso com o preço mais acessível ?

  39. Fellipe Capiotto says:

    Mauricio, boa noite.
    Gostei muito do seu forum.
    Gostaria de tirar uma duvida com você, hoje trabalho com Gestão de Incidentes e ainda sou mais que noob que diz questão ao SAP/ABAP, por isso queria pedir uma ajuda pra saber por onde começar e também quais os conhecimentos que tenho que ter para iniciar no mundo SAP/ABAP.

    Agradeço desde já.

    Att,
    Fellipe Capiotto Dias

  40. Fala Maurício…
    Achei seu post muito legal, parabéns pelo seu empenho em manter o blog.

    Estou começando neste mundo interessante de SAP/ABAP. Pretendo adquirir conhecimento de forma autodidata, e são pessoas como você que me permitem trilhar novos caminhos, com a certeza de poder contar com apoio e conselhos de seniores.

    Como dizem por aí: Não podemos nos manter na zona de conforto.

    Go ahead!!!!!

  41. Flávio says:

    Valew Maurício,
    Grande post, mais esclarecedor que já vi por aí.
    Eu sou do RJ, engatilhado para fazer academia HR/HCM, formado em RH. Já fui consultor (instrutor) de ERP pequeno de uma empresa.
    Sei das dificuldades iniciais… Mas é o meu foco.
    O que vc pode me falar em relação ao HR ? Mercado… Salário…
    Grande abraço !!!

  42. Thacyana says:

    Olá a todos,

    Peço a opinião de todos, sou recém-formada no curso de Gestão de TI com foco em gerenciamento de projetos, fiz a minha graduação em Florianópolis e no começo do ano me mudei para o Rio de Janeiro e o que tenho percebido aqui no RJ diferente de Florianópolis é que tem MUITA vaga nessa área.

    Estou pensando em focar na área de ABAP e tenho pesquisado isso através da internet, tenho que deixar claro que o meu conhecimento em programação vem de um estágio de 1 ano que fiz durante a graduação em COBOL, e sem me gabar, até ia muito bem nessa área e sempre gostei da parte de desenvolvimento.

    A questão é: estou a procura de um curso para fazer e me interessei por esse (http://www.trainning.com.br/asap.asp). Gostaria de saber se alguém aqui do RJ sabe me dizer se a trainning ou esse curso são bons, e por onde começar a entrar nessa área.

    Qualquer sugestão, opinião e ponto de vista é muito bem-vindo.
    Fico no aguardo.

  43. Larissa says:

    Eu sou intrusa aqui, sou da área de Administração.
    O que o SAP ABAP pode ajudar na minha área?
    Obvio que seria mais viável outros módulos como FI, CO, MM…surgiu um curso em SAP ABAP por um preço muito bom…a questão é, vale pena pra alguém que não trabalha nem entende de programação?

  44. Ivy says:

    Boa Tarde , gostaria de saber se vocês conhecem alguma escola que ministre curso especifico do Módulo FI-CA para SAP CCS?
    Ou se podem disponibilizar algum conteúdo overview sobre este módulo
    Muito Obrigada

  45. Bruno Joaquim says:

    Maurício muito bom o post.

    Interessei muito pelo blog e pela matéria, terminei meu primeiro período em ciências da computação e estou trilhando para me formar, pesquiso quase o tempo todo sobre SAP, depois de ver uma matéria no olhar digital sobre o tema, ainda não conclui minha pesquisa para ter a certeza se é isso que quero, mas gostei muito do que vi até agora.

    Minha dúvida é.
    É interessante já começar a fazer uma certificação SAP/ABAP, conciliando a faculdade?

    Já foi dito que o certificado é pouco usado. Mas é interessante te-lo guardado ou fazer em uma academia seletiva?

    Obrigado desde já. Pretendo tirar muitas dúvidas aqui. Vlw mesmo

  46. Rodrigo says:

    Olá, Maurício, ótimo post!!

    Eu trabalho atualmente com redes de computadores administrando 116 estações dentro de uma universidade.

    Em qual módulo sap você me recomenda?

    Muito obrigado!

  47. Thiago Vendramel says:

    Muito bacana o site e instrutivo.
    Estou pensando em iniciar na área de T.I. e realmente não sei pelo que.
    Estou pensando também na área de desenvolvimento em JAVA/SQL ou JAVA e-commerce..
    Na verdade queria alguma coisa para ja começar na área de T.I., não tenho uma pretensão salarial muito alta.Apenas queria algo que pudesse fazer e conseguir uma vaga e assim ir subindo.
    Achei um curso de SAP na Kasolution está 12.000$ 200 horas.
    Será que fazendo esse curso ja consigo um estágio ou algo do tipo?.

    Mais uma vez parabéns pelo site. Muito informativo!.

  48. Fabrício Tagliari says:

    Olá Maurício, primeiramente parabéns pelo seu post…

    No meu caso sou analista/programador web e estou nessa área a 6 anos, a algum tempo venho pesquisando sobre ABAP/SAP e de uns dias pra cá venho fazendo isso com mais frequência, mas ainda estou meio perdido por onde começar. Lendo seu post está me ajudando muito, e vejo que tenho que ralar muito, diariamente estou procurando por empresas que disponibilizam vagas para Junior/Treinee mas como não tenho experiência nenhuma nessa área acho que vai ser muito difícil.
    Gostaria se possível você me dar algumas dicas.
    Obrigado.

  49. Viviane says:

    Sou extremamente noob em SAP, você pode me indicar um curso para começar do 0? Obrigado.

  50. Michel says:

    Eu sou esse novato rsrs. Pois trabalhei em uma empresa que usava muito o SAP GUI, fiz muita instalação e cheguei a mexer dentro dele e pesquisar algumas coisas… tanto que agora estou estudando ERP, fiquei com muita vontade de estudar a fundo esse sistema e cair dentro dessa área. Vamos lá, existe uma empresa que vou começar a trabalhar que nenhum deles da área de TI conhece esse sistema nem uma instalação… de fato consegui uma vaga temporária com eles e os caras vão querer uma ajuda em tudo que eu poder dar. Infelizmente não posso exigir o salário que para um Analista de Suporte aqui no RJ o salário esta muito baixo (culpa de muitos analista que se vendem por salários baixos). Enfim se eu for contratado e claro estudando o sistema, que faixa mais ou menos eu devo entrar para uma contratação?

  51. João F.G. says:

    Gostei muito, tenho graduação na área, mas estou desempregado, tenho vontade de trabalhar com SAP, vou começar a estudar e pleitear as vagas da minha região.
    Valeu, vou fazer minha agenda e estudar.

  52. Thiago says:

    Olá pessola, Alguem sabe onde posso arrumar um servidor para testar meu programas?

  53. Alessandro Fonseca says:

    Ola, Mauricio
    Sou um Abap Noob. Instalei e configurei o SAP netweaver 7.02 e aprendi bastante coisa. Estou procurando saber sobre o ABAP HR ou modulo HCM. Minha pergunta é: “É possivel trabalhar com ele sobre o minisap? Tenho que instalar um modulo adicional?

    Um abraço
    Alessandro

    • Cara, infelizmente você não vai conseguir acessar um módulo funcional pelo AS Trial. As distribuições vêm somente com ferramentas técnicas, e não tem nenhuma das tabelas/transações funcionais. Isso é algo muito debatido também na comunidade internacional, mas a SAP não libera pois tem medo que alguém baixe o trial ilegalmente, e comece a usar em sua empresa de forma ilegal.

      Espero ter ajudado, mesmo que com uma notícia triste haha.

      Abs!

  54. SO says:

    Olá, tenho 31 anos e trabalho com .net e C#, você acha que é possível que eu consiga migrar para SAP, estudando bastante e insvestindo em cursos, já que na empresa que trabalho não tem SAP e portanto não tenho como fazer um desses estágios, você acha que é possível uma pessoa conseguir uma vaga junior apenas com estudo e treinamentos ou é raro de acontecer isso? Responda sinceramente. Obrigado.

  55. Alexandre says:

    Valeu ai pessoal me ajudou muito.
    Estou chegando agora no aréa de TI e nao sabia o que era SAP ABAP sempre ouvia falar. agora eu sei.

    E parabéns pelo site .

    Alexandre

  56. Márcio Fornari says:

    Belas dicas, ajudou muito.

    Implantamos o SAP aqui na empresa há 2 anos e agora nós do TI queremos entrar em uma academia de ABAP e BASIS para então a empresa ficar independente de consultoria.
    Claro que vai ser um trabalho árduo, mas para começo vai servir.

    Minha dúvida é, quanto custa uma academia abap? Você disse que a própria SAP ministra isso? Estou buscando mais informações, obrigado.

  57. Thalis says:

    Antes de tudo, quero agradecer à vocês todas essas horas que eu passei absorvendo conhecimento deste super blog 🙂
    Bom, tenho 21 anos, tenho técnico de informática, estou no 3º semestre de Análise Desenvolvimento de sistemas, acabei de fazer o curso SAP Fundation, pela MDL e quero dar continuidade neste mundo SAP.

    Percebi que a academia SAP te ensina a manusear o sistema, mas o conhecimento de negócio se adquire na prática e acredito que o mesmo vale para ABAP.

    Estou planejando focar 2015 na minha carreira SAP (“ou” Abap).
    Quais dicas vcs teriam para quem pretende iniciar uma academia (Ka Solution) e posteriormente um estágio.

    Lembrando que: Não tenho quem me indique (ainda estou formando meu network =P) e não tenho experiência de negócio, apenas força de vontade 🙂

    Desde já agradeço =D

  58. Edusax says:

    Olá Mauricio, parabens pelo blog.
    Informaçoes bem pertinentes ao caso e bastante esclarecedoras.
    Vou iniciar os 8 passos indicados acima.
    Valew e abraços!

  59. Paulo Roberto says:

    Olá, para todos.

    Sou um profissional da área de administração comercial e distribuição.
    Mas um usuário avançado de diversas tecnologias.
    Sei programar html e php.
    Atualmente faço um curso de tecnólogo em redes de computador.
    Tenho algumas dúvidas sobre o mercado SAP e peço a ajuda de vocês para esclarece-las.
    Vi este curso em uma escola de renome em SP (Academia SAP – Módulo SD (Vendas e Distribuição) e pergunto, um profissional com 30 anos de mercado na área de vendas e que já participou de projetos de TI nesta área se fizer este curso conseguirá atuar por conta de sua base profissional?

    Agradeço antecipadamente por quaisquer comentários e desejo um ano de 2015 repleto de sucessos para todos.

  60. Alane Freitas says:

    Olá Maurício, muito bom o site, parabéns pela iniciativa, o conteúdo é muito bom tanto para experientes quanto para quem está querendo entrar no mundo Abap como é o meu caso. Já sou analista desenvolvedor de outra tecnologia, mas estou pensando em fazer um curso e entrar para o grupo de desenvolvedores Abap. Estou ciente que encontrarei dificuldades como qualquer júnior dessa área, mas antes, tenho receio de investir em um treinamento e não encontrar oportunidades a curto ou médio prazo. No mais, parabéns e que o site continue evoluindo.

  61. Jack says:

    Eu sou a pessoa mais cagada de TI. Acredita que estou no trabalho, tenho o SAP instalado na minha maquina, não sei trabalhar com ele. Acho que vão me demitir porque o meu desempenho esta ruim (posso culpar problemas pessoas que faz até a minha médica dizer que a minha vida é bagunçada?). Não tenho inglês. E não vou conseguir aprender SAP?

  62. Sidney Borges Lucio says:

    Achei esse site:

    https://www.sapnuts.com/courses/core-abap.html

    É interessante para quem quer começar a aprender ABAP, o conteudo é bom e bem organizado.

    Bons estudos.

  63. Denilson da Silva Guedes says:

    Estou iniciando estudos em SAP-ABAP através das apresentações e handbooks do curso em SAP_ABAP que adquiri de uma das autorizadas a comercializar a e-academy SAP. Gostaria de saber se existe algum bom material complementar em português ???

  64. Diego Silva says:

    Boa noite pessoal, estou interessado em entrar na área de Sap, sempre trabalhei em indústrias e no setor de compras e percebi que grandes empresas utilização esse sistema, gostaria de ter essa certificação para me qualificar mais o que acham? Vale apena esse investimento ?

  65. Pessoal, tudo blz? Muitas pessoas me perguntam sobre como iniciar no mundo SAP, o que esperar, se vale a pena investir, quais os maiores desafios…

    A melhor resposta que eu posso dar é contar tudo aquilo que aprendi neste anos de mercado. Fiz isso na forma de um livro que avalia não só os aspectos técnicos, mas toda a trilha da carreira de um desenvolvedor. Eu não poderia dar uma melhor resposta do que essa.

    Se você tiver interesse, dê uma olhada neste link: http://www.casadocodigo.com.br/products/livro-abap .

    E podem continuar perguntando, respostas que não tenham sido cobertas no post serão respondidas por alguém aqui do site.

    Abraços!

  66. Richard says:

    Boa tarde,

    Minha dúvida foge um pouco do assunto, mas vamos la..

    Eu gostaria de saber a opinião de vocês em relação a trabalhar no exterior, principalmente Europa. Se tornando um programador ABAP, as chances de trabalhar nessa área no exterior são boas?

    Sei que não é o foco, mas como SAP Basis, existe essa chance também?

    Pergunto isso pois hoje trabalho como SAP Basis a pouco mais de 2 anos, a minha carreira sempre foi dividida entre desenvolvimento e infra estrutura. Tenho conhecimento de iniciante
    em ABAP (uso para fazer reports de monitoramento), porém meu maior conhecimento é na área de infra. Valeria a pena mudar de Basis para ABAP ja que eu quero trabalhar fora do país.

    Abraço

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Back to Top ↑