Guias

Published on July 14th, 2011 | by Mauricio Cruz

0

ABAPZombie Guide to ABAP – Parte 24 – CALL SCREEN

Então vamos continuar com a saga maluca de catalogar todos os comandos do ABAP. Espero lembrar do primeiro quando chegar no último 😀

Hoje vamos falar de um comando divertido e essencial no dia-a-dia da galera. O CALL SCREEN. O comando é bem simples mas, como quase todo comando do mundo da programação, pode trazer uma leve dor de cabeça no seu cérebro pseudo-zumbificado, caso você não tome alguns cuidados 😛

Para usar o CALL SCREEN você deve ter uma tela criada dentro do seu programa (seja ele um Report ou um Módule Pool, tanto faz). A sintaxe não poderia ser mais simples:

E com esse esquema acima, você vai ver a tela 9000 sendo exibida. Mas existem mais coisas num CALL SCREEN do que você, a princípio, pode imaginar…

Se o sistema chamar 50 telas na sequência, ele vai resultar num DUMP.  Em programas Onlines um pouco mais “complexos” é comum ocorrer esse tipo de erro. Note que eu escrevi “se o sistema chamar”, ou seja, isso é valido para o SAP inteiro (eu já vi esse erro em standard haha).

Acha impossível isso acontecer? Imagine que você tem um online com diversas “abas”. Cada aba vai ser uma tela, e se o usuário mudar de aba 50 vezes, o que acontece? DUMP! Portanto, cuidado!

Uma coisa legal do CALL SCREEN são os sufixos que indicam onde a sua tela irá começar e terminar. Se você omitir esses parâmetros, o CALL SCREEN exibirá a nova tela no modo “tela-cheia”, mas passando estes valores você pode “diminuir” o tamanho da exibição (como se fosse um pop-up).

Exemplo:

Caso você queira aprofundar seus estudos nos tipos de tela, dê uma olhada na aba “Características” quando for criar uma tela nova, e pesquise pelos diferentes tipos de tela e o uso de cada um. Ah, e não tente chamar uma tela criada utilizando o comando SELECTION-SCREEN BEGIN OF SCREEN com o CALL SCREEN… Vou explicar o porquê num próximo post 🙂

Abraços!

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on Google+Email this to someonePrint this page

Tags: , ,


About the Author

é pasteleiro há alguns anos e criou o ABAPZombie junto com o Mauro em 2010. Gosta de filosofar sobre fundamentos básicos da programação e assuntos polêmicos. Músicas estranhas, artes marciais e games indies são legais. Zumbis não. Converse comigo no twitter e conheça o meu livro de ABAP!



Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Back to Top ↑