Guias

Published on July 25th, 2011 | by Mauricio Cruz

0

ABAPZombie Guide to ABAP – Parte 26 – CLEAR

Ah, o CLEAR. Que programador nunca ficou debuggando 5horas para descobrir que “faltava um CLEAR”? Eu já 🙁

Tristezas dignas do @ABAPdepressao à parte, vamos dar uma olhada nesse comando simples e comum no nosso dia-a-dia.

O CLEAR limpa. Preciso dizer mais alguma coisa?

Pois é, na verdade eu preciso dizer algumas coisas sim 🙂

 CLEAR vai levar a variável à seu valor inicial, de acordo com as regras do ABAP. O valor colocado com a adição VALUE para definir um valor inicial na declaração, é ignorado.(Ex. numa variável CHAR de 1 posição e valor default A, tem como valor inicial um espaço, ou o valor hexadecimal 20).

O CLEAR limpa várias coisas, mas tome cuidado para não confundir o funcionamento nas tabelas com e sem header line.

Em tabelas com header line, o CLEAR irá limpar a linha de header da tabela, e não o seu conteúdo. Caso a tabela não tenha header line, como é o caso de T_TABLE no código acima, o CLEAR irá limpar o conteúdo da tabela. Rode o programa para testar 😀

Você ainda pode utilizar a adição WITH para “limpar” a variável utilizando o valor de outra variável, ou a adição WITH NULL para apagar de vez os valores hexadecimais da variável (vai ficar tudo 00).

E ainda tem mais: o CLEAR faz quase a mesma coisa que o comando FREE, ou seja, ele elimina o valor da variável da memória do programa. Porém, os comandos diferem um pouco no tratamento de tabelas internas, onde o CLEAR vai limpar a tabela mas não vai liberar a memória ocupada pelas linhas da tabela. Ou seja, você vai limpar o conteúdo, mas a área de memória vai continuar sendo ocupada pelo seu programa.

E quem diria que um comando tão simples teria tantas coisas para explicar, não é? 🙂

Abraços!

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on Google+Email this to someonePrint this page

Tags: ,


About the Author

é pasteleiro há alguns anos e criou o ABAPZombie junto com o Mauro em 2010. Gosta de filosofar sobre fundamentos básicos da programação e assuntos polêmicos. Músicas estranhas, artes marciais e games indies são legais. Zumbis não. Converse comigo no twitter e conheça o meu livro de ABAP!



Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Back to Top ↑