January 25, 2020

ABAPZombie Guide to ABAP – Parte 36 – REFRESH e FREE

Fala Zumbizada! No post de hoje da série “ABAPZombie Guide to ABAP” vamos falar sobre 2 comandos básicos de inicialização: REFRESH e FREE.

Mas… você sabe qual a diferença entre eles e quando devemos usar cada um??? Vamos lá…

 

REFRESH

Quando usamos o REFRESH, apagamos todas as linhas da tabela interna mas não libera a memória ocupada pelas linhas.

OBS: Se a tabela interna não tiver header line, o comando REFRESH atuará da mesma forma que o CLEAR (já falamos dele aqui). Caso contrário, o comando REFRESH irá apagar as linhas da tabela interna e não o header line.

 

FREE

Esse comando atua da mesma forma que o CLEAR, menos para tabelas internas.

Para tabelas internas, você pode usar o FREE para apagar os registros e liberar o espaço de memória, incluindo a alocação de memória inicial. Como o REFRESH, o FREE acessa os registros da tabela interna, e não do header line. Depois do FREE a tabela interna continua existindo e ocupa uma área necessária para o header (geralmente 256 bytes). Quando você preencher a tabela, o sistema terá que alocar um novo espaço de memória para os registros.

 

É isso, sem mágicas e sem segredos! Abraços!

Daiane Medeiros

Abapeira desde 2008, curte som underground, arte urbana, bobeiras geek, luta krav maga, fala gírias idosas e jura que é uma pessoa normal.

View all posts by Daiane Medeiros →

2 thoughts on “ABAPZombie Guide to ABAP – Parte 36 – REFRESH e FREE

  1. performaticamentementemnetenetnsdf falando, como o programa vai reagir se eu usar somente comandos free ou refresh? parece lógico que nao seria certo ficar usando free toda hora, but who knows?

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *