April 2, 2020

ABAPZombie Guide to ABAP – Parte 20 – CALL CUSTOMER-FUNCTION

O CALL CUSTOMER-FUNCTION é um comando usado em diversos lugares do Standard para chamar funções de user-exit definidas na transação SMOD e ativadas pela transação CMOD.

O comando funciona de maneira similar à chamada de uma função comum (pelo CALL FUNCTION), porém o nome da função será sempre um número que corresponde a um dos componentes listados nas ampliações da CMOD. Confuso? Veja o exemplo abaixo: 🙂

* Include standard LMR1MF0L
* Parte da transação MIRO

  CALL CUSTOMER-FUNCTION '001'
       EXPORTING
                 I_RBKPV = I_RBKPV
                 I_YDRSEG = I_DRSEG

Dando um duplo clique nessa linha, você irá ser levado para a função EXIT_SAPLMR1M_001 que é um componente da aplicação da MM08R002 da SMOD.

Um programador pode criar a include Z que existende dentro dessa função e implementar a exit.

Todas as funções definidas como User-Exits na SMOD são chamadas dessa forma dentro do standard, ou seja, você pode colocar um BREAK-POINT no comando CALL CUSTOMER FUNCTION para procurar exits. 😀

Mais detalhes do uso da SMOD e da CMOD num post específico.

Abraços!

Mauricio Cruz

é pasteleiro há alguns anos e criou o ABAPZombie junto com o Mauro em 2010. Gosta de filosofar sobre fundamentos básicos da programação e assuntos polêmicos. Músicas estranhas, artes marciais e games indies são legais. Zumbis não. Converse comigo no twitter e conheça o meu livro de ABAP!

View all posts by Mauricio Cruz →

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *