March 28, 2024

ABAPZombie Guide to ABAP – Parte 31 – GET TIME STAMP

Pois é, o ABAP tem um comando nativo para criar um timestamp, o GET TIME STAMP.

A minha falta de ânimo na frase acima tem um só motivo: esse é um comando que poderia ser bem mais flexível, sem termos que ficar fazendo conversões para utilizar o valor retornado. Aliás, acredito que essa falta de flexibilidade é o que faz com que a galera continue montando TIMESTAMPs “na mão”, ou por funções/classes.

Anyway, vamos aos exemplos:

O GET TIME STAMP é um comando bem direto: ele retorna um timestamp curto ou longo, da data e hora do sistema. O que define o “tamanho” do timestamp, é o tipo da variável que você usar para capturar o timestamp. Veja abaixo:

REPORT zombie_timestamp.

DATA: l_curto TYPE timestamp,
      l_longo TYPE timestampl.


* "Estampa" o Tempo! (péééééssima piada)
GET TIME STAMP FIELD l_curto.
GET TIME STAMP FIELD l_longo.

Mas tem um porém: o timestamp vai te retornar o horário de acordo com o UTC (Tempo Universal Coordenado). Ou seja, para usar o timestamp no horário daqui do Brazil, você tem que fazer uma conversão levando em conta o timezone do lugar em que você se encontra. A conversão pode ser feita por diversos comandos, mas segue um exemplo com o comando WRITE:

REPORT zombie_timestamp.

DATA: l_curto TYPE timestamp,
      l_longo TYPE timestampl.

GET TIME STAMP FIELD l_curto.
GET TIME STAMP FIELD l_longo.

* Conversão de acordo com o TimeZone.
* Para ver as conversões possíveis, veja a tabela TTZZ
WRITE / l_curto TIME ZONE 'BRAZIL'.
WRITE / l_longo TIME ZONE 'BRAZIL'.

E é isso. Se você quiser trabalhar de verdade com timestamps, você pode utilizar a classe CL_ABAP_TSTMP, que tem milhões de opções. E bem que o comando poderia ter algumas opções a mais, tipo uma conversão direta de acordo com o Timezone… 😛

Abraços!

 

Mauricio Cruz

Pasteleiro há 15+ anos e criou o ABAPZombie junto com o Mauro em 2010. Gosta de filosofar sobre fundamentos básicos da programação e assuntos polêmicos. Não trabalha mais com SAP, mas ainda escreve sobre programação e faz vídeos de vez em quando.

View all posts by Mauricio Cruz →

One thought on “ABAPZombie Guide to ABAP – Parte 31 – GET TIME STAMP

  1. Parabens para o Blog que afinal é sensacional. Mauricio, uma duvida no entanto. Em uma situação onde o serviço de mensageria é de um parceiro, por exemplo Mastersaf, o CRE_TIMESTAMP criado via SAP ou recebemos essa informação no retorno do envio a Sefaz?

    Obrigada

    Flávia

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *