Dicas PI

Published on January 12th, 2011 | by Mauricio Cruz

8

SOAP UI – Testes e Validações em Webservices sem segredos

Tem um fato que sempre ocorre alguma vez na vida de um Consultor PI (ou ABAP, ou CRM, ou whatever) que é, ao mesmo tempo, frustante e revelador:

Você está lá… se matando para testar “aquela” interface com um webservice que depende de dados de cinco transações diferentes. E como se não bastasse a dificuldade imensa para gerar uma droga de cenário de teste, o dado é consumido após o disparo da interface. Daí, vem aquele cara que já te viu  xingando o computador de tudo quanto é nome a semana toda, e fala: “po, tem um programa aqui que pode ajudar…”.

E depois de muito stress, você descobre que tem um programa mágico que resolve os seus problemas. O SOAP UI é um desses programas, e sim, eu o descobri numa situação parecida com essa acima ( 🙁 ou 🙂 ? frustante e revelador, sacaram? 🙄 ).

A idéia é bem simples… você configura a url e a porta de um webservice, escolhe um dos métodos (ou ações, tanto faz), monta o XML e o programa dispara a mensagem pra você e mostra a resposta.

Isso quer dizer que você não depende mais do SAP ou do PI para validar se o formato que o PI está enviando está correto, ou como o Webservice vai se comportar se você mandar X ou Y em determinada tag do XML.

Parece bobo, mas isso salva MUITO TEMPO na fase pré-build/build/unit test, onde você precisa ter uma noção de quais dados você tem que mandar e de como interpretar o retorno de um método do webservice. Veja só:

Foto 1 – Configuração básica do SOAP UI

Basicamente, você cria um projeto e importa um WSDL (arquivo que contém a definição dos métodos/ações do webservice) Normalmente isso entra no External Definitions, no PI

Você configura também o endereço do Webservice, para o SOAP UI conectar-se e mandar as mensagens XMLs. Dá até pra configurar o protocolo (soap 1.1, 1.2 e tal)

Daí você colocar o XML "na mão" na esquerda e aperta o play. O programa irá conectar no webservice e te mostrar a resposta na direita. Você pode pegar o XML da SXMB_MONI e disparar por aí para testes, manjou? 😉

Mais fácil só a interface pronta, falae? Tem mais coisas, mas dá para ter uma noção do poder da ferramenta.

O site para baixar é o http://www.soapui.org/ , mas qualquer coisa, é só procurar no google, pois é um programa bastante usado pela galera que trabalhar com Webservices mundo afora.

Vale a pena dar uma olhada… afinal, você nunca sabe quando uma interfaces “daquelas” com Webservice vai aparecer na sua frente!

Abraços!

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on Google+Email this to someonePrint this page

Tags: , ,


About the Author

é pasteleiro há alguns anos e criou o ABAPZombie junto com o Mauro em 2010. Gosta de filosofar sobre fundamentos básicos da programação e assuntos polêmicos. Músicas estranhas, artes marciais e games indies são legais. Zumbis não. Converse comigo no twitter e conheça o meu livro de ABAP!



8 Responses to SOAP UI – Testes e Validações em Webservices sem segredos

  1. Sebastião Andrade de Oliveira says:

    Fala Mauricio!
    Obrigado pela dica ai mano, esse programa salvo minha vida….kkkkkk.
    Parabéns pelo Blog.
    Um grande abraço pra essa galerinha firmeza ai do AbapZombie.

    Aspira.

  2. Luciane Santos says:

    Olá Mauricio,

    Estou com um problema aqui testando meu webservice no soapUI esta dando o seguinte erro:
    org.xml.sax.SAXException: SimpleDeserializer encountered a child element, which is NOT expected, in something it was trying to deserialize.

    Pelo que li em alguns posts esta dando erro na deserialização do xml, mas desenvolvi uma aplicação cliente que passa por parametro o xml e funciona só dá erro quando faço o teste no soapUI, acho que pode ser alguma coisa relacionada a forma que o soapUI interpreta o xml. Mas como sou novata com o soapUI estou tendo dificuldades em resolver este problema.

    🙂

  3. Fabio says:

    Maurício,

    Sou leigo na ferramenta e estou tentando realizar um teste de carga num webservice.

    Preciso inserir alguns valores de parâmetro para testar a resposta do WS, porém não consigo os campos para que eu possa inserir os valores já definidos para teste (mesmo no Request).

    Existe alguma forma de puxar estes campos para que eu possa inserir estes valores?

    Desde já agradeço a força.

  4. Toni says:

    Segue um post de como usar o SoapUi para testar o web service dos correios

    http://regifelix.com/2013/01/06/testes-de-web-services-com-a-ferramenta-soapui/

  5. Sergio says:

    Muito bom seu post foi muito útil.
    Gostaria de saber se você já transferiu arquivos PDF pelo SAP PI SOAP por WSDL

  6. Julio says:

    Olá Zombie manager, gostei do seu post.
    eu estou com esse problema agora e nao mas nao estou conseguindo configurar certo o SOAP UI, por causa do certificado, eu achei que ia explicar certinho isso, mas nao falo nada disso.
    Sera que podeme explicar como que se faz?

    Obrigado

  7. juliano says:

    bom dia.estou com um problema: só consigo enviar um mregistor por vez.teria como mandar vários para meu projeto da url? exemplo: xpto só que tenho 2000 empresas para cadastrar, e aí? ficar copiando o xml e colando um por um, é de lascar!!!

  8. Nilton de Araújo says:

    Olá obrigado por dividir o seu conhecimento, sou novo em automação e estou me deparando com a seguinte barreira no uso da ferramenta SoapUi, ao criar o projeto e apontar para o serviço somente 3 métodos retornam o arquivo Request que possibilita gerar os casos de teste.
    Os demais métodos retornados pelo serviço não trazem o arquivo, é preciso informar usuário e senha em algum lugar para acessar esses arquivos? Fico no aguardo caso alguém possa me indicar um norte para solução.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Back to Top ↑