March 28, 2024

Perdeu preiboi, agora é OO – Parte III

Reflexão do dia: “Mas vale um teste bem feito do que dois DUMPS em PRD”.

Herança
(ou generalização) é o mecanismo pelo qual uma classe (sub-classe) pode estender outra classe (super-classe), aproveitando seus comportamentos (métodos) e variáveis possíveis (atributos).

Quando você diz, “Poo quero fazer exatamente o que essa classe faz, apenas mudando um método”, então você copia a classe, altera apenas o método que você precisa, amanhã um outro programador altera outro método da classe principal, problema, sua classe não sofreu a alteração, esse outro programador nem sabia da existência da sua classe, resultado:

CAOS NA TERRA
CAOS NA TERRA

 

Quando usamos essa tal de herança?!

Vamos supor este cenário, temos a seguinte classe para controlar um carro:

Classe Carro

Atributos: Modelo, Marca, Velocidade

Métodos: set_modelo, get_modelo, set_marca, get_marca, aumenta_velocidade, get_velocidade.

Regra de negócio desta classe, a velocidade aumenta de 2 em 2.

atributos
Atributos
metodos
Métodos
Mauro Laranjeira - Perdeu preiboi, agora é OO – Parte III - metodo aumenta velocidade
Método Aumenta_Velocidade

 

Para os métodos GETs e SETs vocês podem ler a explicação no Perdeu preiboi, agora é OO – Parte II.

 

Exemplo de Programa

 

DATA: o_carro TYPE REF TO zcl_carro,
v_velocidade TYPE i.

CREATE OBJECT o_carro.

o_carro->set_marca( 'VW' ).
o_carro->set_modelo( 'GOL' ).

o_carro->aumenta_velocidade( ).
o_carro->aumenta_velocidade( ).
o_carro->aumenta_velocidade( ).

v_velocidade = o_carro->get_velocidade( ).

WRITE v_velocidade.

 

Agora temos que desenvolver a classe para controlar o carro esporte. O carro esporte tem marca, modelo, aumenta_velocidade e os GETs e SETs, exatamente igual o carro, unica coisa diferente é o aumento da velocidade, o dobro do carro.

 

Classe Carro Esporte

Atributos: Modelo, Marca, Velocidade

Métodos: set_modelo, get_modelo, set_marca, get_marca, aumenta_velocidade, get_velocidade.

Regra de negócio desta classe, a velocidade aumenta de 4 em 4  (dobro da classe CARRO).

 

Sendo assim, a classe de carro esporte é igual a classe de carro, apenas o método aumenta_velocidade que sera diferente, vamos criar uma herança da classe Carro.

Para criar a herança, basta criar a classe pela SE24, como no post Perdeu preiboi, agora é OO – Parte I , so que clique no botão Mauro Laranjeira - Perdeu preiboi, agora é OO – Parte I - Botão Herança irá aparecer um campo novo, coloque o nome da classe mãe, ou seja, da classe do carro.

Mauro Laranjeira - Perdeu Preiboi III - erro final
ERROR, NO! – Ainda não foi desta vez

 

Este erro ocorre quando a sua classe mãe esta marcada como Final, essa marcação serve para dizer que esta classe não permite herança.

Acesse a classe mãe, tire a marcação de Final.

Classe de Carro sem a marcação de Final
Classe de Carro sem a marcação de Final

 

Vá na SE24 como um bom Zombiezinho ABAP e crie sua classe com herança, agora vai.

 

Classe de Carro Esporte, coisa linda.

Classe de Carro Esporte
Classe de Carro Esporte

 

DICA Zumbistica: Os métodos e Atributos em Azul, significam que não pertencem a classe que esta em visualização, são herdados.

Pode ser que na sua visualização da classe não apareça estes métodos e atributos em azul, na tela de visualização da classe tem um checkbox chamado “Filtro”, se estiver marcado, serão exibidos apenas os métodos e atributos da classe que esta sendo visualizado, a herança não é visualizada. Não muda nada na execução, apenas na exibição da classe.

Caso clique em algum método, sera exibido a mensagem dizendo que o método pertence a outra classe.

Mauro Laranjeira - Perdeu preiboi, agora é OO – Parte III - método no super

 

A alteração de um método para ser algo específico de uma classe é chamado de redefinição. Na classe de Carro Esporte temos o método aumenta_velocidade que sera específico para esta classe.

Para criar uma redefinição, basta clicar sobre o método que deseja redefinir, depois, clique sobre o botão Mauro Laranjeira - Perdeu preiboi, agora é OO – Parte III - redefinir.

No post Perdeu preiboi, agora é OO – Parte II é explicado o que é a referência ME, como agora estamos trabalhando com Herança temos a referência SUPER, quer dizer que vamos executar o método ou atributo da classe Mãe.

Como em nossa regra, o aumentar a velocidade, aumenta o valor da velocidade duas vezes o valor da classe de Carro, optei por fazer 2 chamadas do método aumenta_velocidade da classe SUPER.

 Método aumenta_velocidade da classe de Carro Esporte

Exemplo de Código

DATA: o_carro       TYPE REF TO zcl_carro_esporte,
      v_velocidade  TYPE i.

CREATE OBJECT o_carro.

o_carro->set_marca( 'Porsche' ).
o_carro->set_modelo( '911' ).

o_carro->aumenta_velocidade( ).
o_carro->aumenta_velocidade( ).
o_carro->aumenta_velocidade( ).

v_velocidade = o_carro->get_velocidade( ).

WRITE v_velocidade.

 

Assim, os método GETs e SETs e os atributos foram todos herdados, apenas a regra específica para a classe de Carro Esporte.

 

VIVA OO, VIVA Reaproveitamento de Código.

 

Já que estamos empolgados e felizes.

Vamos cria a classe de caminhão, mesmos atributos e métodos, apenas a regra que a velocidade aumenta de 1 em 1.

 

Classe Caminhão

Atributos: Modelo, Marca, Velocidade

Métodos: set_modelo, get_modelo, set_marca, get_marca, aumenta_velocidade, get_velocidade.

Regra de negócio desta classe, a velocidade aumenta de 1 em 1.

Para este exemplo tem um detalhe, a classe filha de caminhão terá que acessar o atributo VELOCIDADE da classe Carro, mas este atributo é privado, pode ler sobre o encapsulamento no post Perdeu preiboi, agora é OO – Parte I.
Sera necessário alterar o encapsulamento do atributo VELOCIDADE para PROTEGIDO, para a classe filha poder ter acesso.
Pergunta
Como a classe de Carro Esporte conseguiu alterar a velocidade?
A Classe de Carro Esporte apenas chamou o método da Classe de Carro, não tentou acessar o atributo diretamente, ate o momento, a regra para alteração do valor da VELOCIDADE estava na classe de Carro.
Redefinição do método aumenta_velocidade da classe de Caminhão
Método aumenta_velocidade da classe de Caminhão

 

Como o atributo VELOCIDADE da classe Carro, esta como protegido, a classe de caminhão tem acesso direto a este atributo.

Exemplo de Código

 

DATA: o_carro       TYPE REF TO zcl_caminhao,
      v_velocidade  TYPE i.

CREATE OBJECT o_carro.

o_carro->set_marca( 'Mercedes' ).
o_carro->set_modelo( '915' ).

o_carro->aumenta_velocidade( ).
o_carro->aumenta_velocidade( ).
o_carro->aumenta_velocidade( ).

v_velocidade = o_carro->get_velocidade( ).

WRITE v_velocidade.

 

Então é isso Zumbizada, bom estudos.

Abraços a todos os Zumbies.

 

Mauro Laranjeira

Motoqueiro fantasma... curandeiro do SAP desde 2006... trago o go-live perdido em um fim de semana... junto 9 mulheres para fazer um filho em um mês... acreditador em histórias de Basis... garimpeiro de dados de teste...

View all posts by Mauro Laranjeira →

22 thoughts on “Perdeu preiboi, agora é OO – Parte III

  1. Olá Mauro!

    Esses posts sobre OO me ajudaram demais! Sou iniciante em Abap e tinha muitas dúvidas que foram sanadas aqui.

    Obrigado por dividir o conhecimento conosco.

    E parabéns! Muito bom!

    =D

  2. Eu fiquei com uma duvida no seu exemplo, quando criados a classe de caminhao e alteramos um metodo da classe pai, nao podemos estar prejudicando algum outro programa atrelado a essa classe e utilizando esse metodo? Como voce citou no começo do seu post ” Resultado : CAOS NA TERRA”.

    1. Flavio,

      Ai que esta o ponto legal, nós não alteramos o método da classe pai, nos criamos uma redefinição, essa redefinição apenas sera executada para o objeto do tipo de caminhão, quem utiliza a classe de carro não sofre nenhuma alteração, ela continua da mesma forma, apenas “aproveitamos” as características e algumas ações da classe de carro.

      Espero que tenha entendido.

      Abs,

      Mauro

  3. Parabéns pelos Posts Mauro. Explica de uma forma funcional o processo de aproveitamento de código com ABAP.
    Não sou ABAP, mas solicito muitos desenvolvimentos em Métodos em classes z, criadas a partir de uma implementação de BadI. Percebo muita dificuldade dos programadores em desenvolver novas rotinas através da criação de novos métodos na própria classe. Como fica a chamada de um método novo na classe da BadI ? Seria utilizando diretamente “me->[método novo]” ? Pois o programa, quando chama a implementação, já cria o objeto no processamento ? Existe alguma diferença para estas classes ?

    Parabéns pela iniciativa

    1. Fernando, tudo beleza?

      Sim, se você criar um novo método na classe que implementa a interface da BADI, você pode chamá-lo com o me->[novo_método]. Não tem diferença nenhuma.

      E é isso mesmo, no caso de BADIs, que cria a instância da classe é o standard, e quando o programa chegar no seu código da BADI ele já vai estar “dentro” do objeto que foi criado.

      E olha, para quem não é ABAP, o seu entendimento do framework é muito bom 🙂

      Abraços!

  4. que bagunça ein? os conceitos de herança, polimorfismo, referência não são novos.
    não tenho experiência em abap mas tenho alguma em c/c#/java…
    é impressão ou aí a coisa é meio estranha mesmo? hehe

    1. Hey cegonha! Criar classe global como no exemplo que o Mauro postou realmente soa um pouco estranho para quem está acostumado com outras linguagens. Só de ter um dashboard maluco para criar a classe, já deve causar uma aversão.

      Mas no ABAP tem (quase) tudo que as outras linguagens tem em relação a OO. A grande diferença é que a maioria das ABAPers não faz questão de utilizar OO, e continuam na forma procedural de pensar.

      Se você trabalha com ABAP, aproveite a XP de outras linguagens e destrói. Só se prepare para escrever um pouco mais de código do que você está acostumado para declarar uma classe, método e etc…

  5. entendi, digo que causa estranheza justamente pelo fato das outras serem muito parecidas, até certo ponto simples, olhando esse exemplo de abap é meio “estranho” hehe

    1. Sim, eu te entendo. O pessoal da SAP está tentando diminuir essa diferença com as novas versões do ABAP, mas ainda vai demorar para isso chegar na realidade do dia-a-dia (porque depende dos clientes atualizarem as versões dos seus ERPs).

      Vou fazer alguns posts com as coisas que estão mudando nas próximas semanas.

      Abs!

  6. Uma dúvida de quem ainda está caminhando para o entendimento de OO.

    Entendo que estes foram exemplos didáticos, mas se no mundo real o método AUMENTA_VELOCIDADE da classe CARRO recebesse um parâmetro para ser utilizado na aplicação da velocidade, estaria ferindo alguma regra da POO?

    Obrigado e abraços!

    1. Não….Na verdade um método pode ter quantos parâmetros desejar. Eles apenas servem para alimentar a lógica aplicada no método.

      No mundo real temos:

      Método para criar o registro 0150 do SPED. Ele recebe o código do parceiro SAP como parametro. Poderia receber mais coisas, se fosse necessário para criar a linha do SPED 0150. Mas apenas com o código do parceiro, a rotina do método já consegue preencher todos os campos necessários. Ele recebe(importing) como parametro o PARID e devolve(exporting) uma estrutura i_0150, por exemplo, com as informações que precisam ir para o SPED.

    2. Neste exemplo cada objeto tem a sua forma de aumentar a velocidade e com isso garantir a consistência regra.

      Não faz sentido um caminhão acelerar mais rápido que um carro esporte.

      Não existe uma receita de bolo para POO, se para o seu negocio o aumentar velocidade receba um parâmetro, quem sou eu para te questionar rs.

      Mas se vc colocar um parâmetro na classe de carro, a classes fihas também teriam este parâmetro.

      Espero ter ajudado 😉

    3. (me metendo um pouco na discussão)

      O legal de OO é quando você começar a ficar se perguntando se alguma coisa deveria ou não “ser daquele jeito”. Isso, por si só, demonstra que você está PENSANDO antes de fazer, algo crucial para a evolução de um bom programador.

      🙂

      1. Pois é exatamente nisso que eu travo. Quando eu fico me perguntando qual será a melhor forma de se modelar a solução, o que eu acredito ser a etapa mais importante da coisa, pois o resto é sintaxe.

        Voltando ao exemplo do método de aceleração, eu não consigo concluir se o melhor seria incluir um parâmetro ou não.

        Abraços!

  7. Primeiramente excelente o seu post.
    Vou fazer basicamente a mesma pergunta que fiz no Bar8 perguntando ao contrario,

    Já havia lido esse post a um tempo atrás quando estava estudando orientação a objeto no ABAP, mas comecei a acompanhar o blog do bar8 e existem alguns posts sobre orientação a objeto que eu simplesmente viajo ao tentar ler, mesmo tendo lido um livro de ABAP Object e lido seus pots e do ABAP101 nunca vi nada sobre os conceitos que o bar8 está trazendo,

    Então vai a minha dúvida, para a mim no dia a dia eu preciso mesmo saber o que é modelo rico ou modelo anêmico por exemplo? você por exemplo se preocupa com isso quando desenvolve?

    Estou perguntando pq estou realmente “assustado”, começo a ler uns posts e as vezes levo horas para terminar por não conhecer nada do que eles falam.

    Valeu!

    1. Lucas,

      Tudo o que eu posso dizer é: relaxe e programe. Se você ficar precupado em aprender tudo conceitualmente antes de fazer alguma coisa, você vai ficar maluco.

      Não posso responder dizendo que é “ok” deixar de aprender partes conceituais de programação pq elas vão sim fazer você transformar-se em um programador melhor.

      Porém, saber só os conceitos não vão te ajudar em absolutamente nada: você precisa sentar e programar com aquilo que você sabe. Só assim você passará por dilemas e incertezas que farão você aprender os conceitos com algum propósito embutido (no caso, o programa que você estiver fazendo).

      Deixando um comentário pessoal, conforme os anos foram passando eu perdi um pouco essa “paixão” que eu tinha por conceitos extremamente aprofundados sobre coisas relacionadas a programação. Hoje eu me preocupo muito mais em estudar um conceito porque eu preciso fazer um programa que depende de eu entendê-lo, ao invés de estudar coisas randomicamente (coisa q eu já fiz muito na minha vida).

      Enfim, vai lá, programa e dane-se o mundo. Precisou, estuda e seja feliz.

      Abs!

  8. Muito obrigado pela resposta Mauricio, concordo com você mas é que o sentimento que tenho tido nesses últimos dias é que não estudei direito, estou pegando as indicações de livros que o pessoal lá tem deixado e realmente me frustrei comigo mesmo, mas entendi o pq simplesmente criar uma classe na SE24 apenas não significa que sei OO.

Leave a Reply to Mauro Laranjeira Cancel reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *